O Programa Conecta Peixes, desenvolvido pela Copacol com foco na capacitação de jovens cooperados da piscicultura, realizou seu último encontro de 2025 abordando um tema estratégico para a atividade: a comercialização da tilápia produzida nas propriedades.
A atividade proposta foi uma palestra com o gerente nacional de vendas da Copacol, Maurício Deliberais, que destacou a importância da piscicultura dentro das atividades econômicas da Cooperativa e a relevância de aproximar os produtores da dinâmica do mercado. "A produção de tilápia é muito relevante para nós, dado o número que temos tanto de produção quanto de venda no mercado. A ideia é trazer um pouco do que a gente faz, como se desenvolvem as vendas, quem são nossos clientes, os locais onde atuamos e a forma como a gente vende, levando essas informações para o nosso associado", explica o gerente.
Durante a palestra, Maurício também reforçou que todo o trabalho realizado desde o campo até a indústria se reflete diretamente na aceitação do produto pelo consumidor final. "Todo esse controle e cuidado fazem com que a gente tenha um produto de qualidade e esse trabalho se reflete nas condições comerciais que conseguimos entregar ao consumidor", finaliza.
Entre os participantes, o produtor Willian Silvestre Kuhn, de Sarandi, distrito de Toledo, avaliou o encontro como fundamental para ampliar a visão sobre o processo produtivo da tilápia. Segundo ele, compreender o que acontece após o peixe sair da propriedade traz mais segurança ao produtor. "A gente se empenha sabendo que tem uma estrutura por trás, que vai buscar destinar melhor esse peixe. Não é só produzir. Eu não tinha noção da estratégia que existia por trás disso", relata Kuhn.
Willian também ressaltou que os treinamentos do Conecta Peixes ajudam os produtores a enfrentar um cenário desafiador para o setor. "Apesar de todas as dificuldades que esse ano mostrou, os treinamentos ajudam a superar os desafios e a buscar uma lucratividade maior. Com certeza, não vou perder os próximos encontros", completa.
Com iniciativas como o Conecta Peixes, a Copacol reforça seu compromisso com a formação, o fortalecimento da piscicultura e o desenvolvimento sustentável dos jovens cooperados, conectando produção, mercado e conhecimento.
Do campo ao mercado: Conecta Peixes aborda a comercialização da tilápia
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Valter Pitol é homenageado por carreira no cooperativismo
Uma trajetória marcada por visão, dedicação e propósito no cooperativismo rendeu ao diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, uma homenagem do CRA-PR...
Compartilhar
Copacol viabiliza Sala 6D para atendimento especializado em Apae de Goioerê
Cooperar com o desenvolvimento da comunidade faz parte da rotina da Copacol, que viabilizou nova modalidade de atendimento especializado para as crianças...
Compartilhar
Copacol premia crianças que se destacaram no Cooperjovem 2025
Com o objetivo de fortalecer vínculos e despertar o protagonismo das novas gerações, a Copacol promove anualmente o programa CooperJovem, em parceria com...