As atividades de integração da Copacol fecharam o ano de 2025 com excelentes resultados a campo, relacionados aos índices de eficiência, questões sanitárias e bem estar animal, fatores que comprovam a eficiência do produtor no sistema de terminação e da Cooperativa que cada vez mais se consolida como empresa pioneira e referência no sistema de integração com o cooperado.
Entre as atividades, o maior destaque veio da suinocultura com resultado recorde. O cooperado de Corbélia, Vanilto Ferreira, fechou o ano de 2025 com índice histórico. Além dos 706 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva), que resultou em um pagamento de R$ 62,20 por cabeça de suíno, ele se destacou também nos indicadores: conversão alimentar de peso vivo, com 1.95 Kg e em crescimento diário vivo, que ficou em 1.17 Kg. Com esses expressivos números ele se tornou o novo recordista na suinocultura da Copacol.
Para Vanilto, os bons índices obtidos estão relacionados a vários fatores. "É um conjunto de ações que começa lá nas matrizes, genética, enfim, de todos que participam direta e indiretamente da atividade na Copacol e na Frimesa", conta emocionado o produtor que no dia a dia conta com a ajuda da esposa, Tânia, que o auxilia na administração das granjas, dos colaboradores, Orli e Sara que se dedicam com os suínos e da assistência técnica prestada pela extensionista, Ágatha Prestes, que o direciona nos manejos.
AVICULTURA
Com o domínio de toda a cadeia de produção, a Avicultura da Copacol encerra o ciclo 2025 com altos índices de produtividade. Neste sistema de integração a cooperada, Ivani Sebastiana de Araújo, de Formosa do Oeste, fechou o mês de dezembro com 514 pontos de IEP, a maior pontuação do mês na avicultura da Cooperativa. A média geral de todos os produtores que entregaram frangos à Copacol fechou com 423 pontos em dezembro.
Além do IEP, a conversão alimentar e o crescimento diário das aves são outros indicadores que avaliam a performance dos produtores. O avicultor, Gilber Deliberais de Formosa do Oeste, ficou com a melhor conversão, 1.48 Kg e o cooperado de Nova Aurora, Alaor Ribeiro de Assis, com o melhor crescimento diário, 81,58 gramas.
PISCICULTURA
O mês de dezembro foi de excelentes índices na piscicultura da Copacol. O cooperado de Nova Aurora, Anderson Wilxenski da Silva, foi o destaque do mês com uma conversão alimentar de 1.28,0 Kg. Logo em seguida com outro excelente resultado, aparece o cooperado, Sidnei de Matia de Cafelândia, que obteve 1.28,2 Kg e a terceira melhor conversão foi obtida pela piscicultora, Ivani dos Santos Lotti, de Nova Aurora, com 1.28,4 Kg.
Outro indicador que avalia a performance do produtor é o crescimento diário dos peixes. Neste critério, em destaque aparece o cooperado, Martins Balero Donaire, de Formosa do Oeste, com 3,46 gramas, Ricardo Inácio Stracke, cooperado de Toledo obteve um índice de 3,1 g e fechando o ranking, com um crescimento diário de 3,10 g, o produtor Regilio Xavier da Silva.
Já em rendimento de filé os destaques foram: Rodrigo Fernandes da Silva, produtor de Cafelândia com 38,61%, Ricardo Inácio Stracke, com 38,52% e Odoni Muller, de Cafelândia, com 3,90%.
BOVINOCULTURA DE LEITE
A produção de leite da Copacol é processada pela Cooperativa Central Frimesa e nesta atividade os produtores se destacam pelo volume produzido por vaca.
Os melhores resultados obtidos em dezembro foram pelos seguintes produtores: Devair Costa, de Formosa do Oeste, obteve a maior produtividade por animal, com 39,68 litros, Marcio Rodrigo Gambetta, de Nova Aurora, com 36,96, Guilherme Arnaldo Hubner, de Nova Aurora, com 36,38, Dealmar Eckstein, de Cafelândia, com 35,04, Armindo Zuck, de Cafelândia, com 33,27, Anderson Hubner, de Nova Aurora, com 31,88, Adeilson Bonfim dos Santos, de Formosa do Oeste, com 30,53 e Flávio Tozzo, de Cafelândia, 29,78 litros.
Copacol apresenta os destaques de dezembro nas integrações
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Já está tudo preparado para a 35ª edição do Dia de Campo de verão Copacol. O tradicional evento técnico da Cooperativa será realizado nesta quinta e sexta-feira,...
Compartilhar
Com dedicação, planejamento e foco em excelência, o suinocultor Vanilto Ferreira, da comunidade Nossa Senhora da Penha, Corbélia, conquistou o melhor resultado...
Compartilhar
A Copacol se despede de Jacob Berkembrock, um dos grandes nomes da sua história e exemplo de dedicação ao cooperativismo. Presidente da Cooperativa entre...