Preparo de Peixes

Peixe Grelhado

Podemos usar peixes gordurosos ou magros para grelhar, desde que se use algum tipo de cobertura para manter a umidade. Passar na farinha de trigo é uma alternativa.Outra ideia é pincelar o peixe com óleo e depois passá-lo na farinha de rosca, mantendo a umidade e também facilitando na hora de virar na grelha para não quebrar.

Tempo de Cozimento

O tempo ideal para o cozimento do grelhado pode variar de acordo com a espessura do peixe ou frutos do mar utilizado. Deixe 4 minutos de cada lado para um filé de 2,5 cm de espessura e para filés e peixes mais finos, 2 minutos de cada lado será suficiente.

Uso de Grelhas

Ao grelhar o peixe, deixe que ele cozinhe de um lado sem mexer nele, só depois desse lado cozido, vire-o. Isso desenvolve um sabor melhor e também permite que as gorduras naturais do alimento ajudem a soltar o alimento da grelha sem se despedaçar. Utilize a grelha quente e o peixe untado com azeite.

Óleos para Fritura

Para a fritura de peixes existem uma série de óleos que podem ser utilizados. Os mais comuns são: óleo de milho, soja, canola e girassol. O cuidado que devemos ter é não colocar muito óleo na panela, sempre utilizando uma panela funda e colocando óleo no máximo até ao meio da mesma, assim não corremos o risco da panela transbordar ao colocarmos os pedaços de peixes.