01/11/2016

Professores participam de Encontro Interestadual do Cooperjovem e União Faz a Vida, em Curitiba

Professores participam de Encontro Interestadual do Cooperjovem e União Faz a Vida, em Curitiba

Aproximadamente 49 professores, diretores e secretários de educação dos municípios de Goioerê, Iracema, Formosa do Oeste e Nova Aurora, estão reunidos em Curitiba, para participar do Encontro Interestadual do Cooperjovem e União Faz a Vida. Ao todo, mais de 700 profissionais da educação estão participando do encontro para falar sobre a importância da transformação no setor.

O evento teve início ontem, dia 25, e segue hoje, dia 26, com o objetivo de integrar os profissionais que trabalham com os dois programas em centenas de municípios. Além de disseminar a cultura da cooperação nas escolas e cooperativas educacionais, o encontro serve também para o compartilhamento das ideias e valorização dos professores.

Os professores da região, estão acompanhados dos representantes da Cooperativa, Gislaine Pontes Fernandes e Denilson Afonso de Oliveira, que também são responsáveis pelo acompanhamento dos projetos em cada escola participante.

Gislaine enalteceu a oportunidade de participar do encontro, onde é possível trocar experiências e informações sobre a situação da educação em cada estado e região. "Aqui nós podemos ouvir histórias que nos inspiram a trabalhar cada vez mais para transformar a educação por meio do cooperativismo", explicou Gislaine.

Para encerrar o encontro, os professores irão participar da palestra com o tema "O Educador transformando realidades", abordando a importância do processo de aprendizagem.

Cooperjovem - O Cooperjovem é um programa desenvolvido há 16 anos em todo o país pelo Sistema OCB, com objetivo de disseminar a cultura da cooperação. É desenvolvido em cooperativas educacionais e escolas de todo o Brasil, por meio de atividades educativas baseadas nos princípios, valores e virtudes cooperativistas, reforçando o quinto e o sétimo princípios do cooperativismo, respectivamente: Educação, Formação e Informação e Interesse pela Comunidade. No Paraná, o Cooperjovem é realizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), em parceria com mais de 20 cooperativas, abrangendo cerca de 16 mil alunos, 600 professores e aproximadamente 300 escolas públicas, de quase 70 municípios.

A União Faz a Vida - O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que tem como objetivo promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa. As ações têm como protagonistas os alunos, educadores, a família e toda a comunidade envolvida nas atividades. Ao todo, 17 mil educadores e mais de 215 mil alunos, de 1.368 escolas, participam do Programa atualmente em âmbito nacional. No Paraná, São Paulo e Rio Janeiro, está presente em 108 municípios, contemplando 417 escolas, 5.265 educadores, 62.441 crianças e adolescentes e 24 cooperativas.