03/05/2018

Vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 31 de maio

Vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 31 de maio

Iniciada em todo o estado do Paraná neste dia 01 de maio, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, vai até o dia 31 deste mês. Neste período deverão ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com idade de 0 até 2 anos.

A vacinação e sua comprovação são obrigatórias. A comprovação deve ser feita até o dia 31 de maio nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária da ADAPAR ou pela internet acessando a página (www.adapar.pr.gov.br).

O produtor deve comprar a vacina nas Loja Agropecuárias da Copacol. Ao comprar a vacina terá a nota fiscal de compra da vacina e o comprovante de vacinação e atualização cadastral.

A dose da vacina é de 5 ml para todos os animais, independente do peso e tamanho. Só vacine bovinos e búfalos.

O médico veterinário, Ricardo Alexandre Reghini, que atua nas Lojas Agropecuárias da Copacol, diz que é necessário, preencher o comprovante de vacinação e atualização cadastral, relacionando corretamente a quantidade de animais existentes e de animais vacinados, por sexo e por idade. “A quantidade de animais relacionada no comprovante será cadastrada na ADAPAR e, portanto, deve ser exatamente igual ao existente na propriedade. Assim, o produtor deve aproveitar a vacinação para contagem dos animais e, somente depois, preencher o comprovante”, relata Reghini.

Ele lembra que a vacina está disponível em todas as Lojas Agropecuárias da Cooperativa e ao adquiri-la, o produtor receber toda a orientação de como proceder para fazer uma boa vacinação no seu rebanho, bem como preencher o cadastro.

“Além da vacina, durante todo o mês estaremos com promoções para os vermífugos e antiparasitários buscando otimizar o manejo com os animais. Temos a disposição uma equipe treinada para o atendimento e todo uma gama de equipamentos, como seringas, agulhas, peças de reposição para a realização da vacinação”, conclui o médico veterinário.