Portal do Agronegócio

16/06/2011
Reunião semestral atualiza avicultores

Reunião semestral atualiza avicultores
Os produtores que participaram no mês de maio das reuniões semestrais de avicultura, promovidas pela Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), nas unidades de Cafelândia, Nova Aurora, Jesuítas e Formosa do Oeste, receberam informações sobre como colocar em prática a nova sistemática para o tratamento da cama dos aviários.
A apresentação da nova sistemática foi realizada pelo médico veterinário e supervisor da integração Avícola da Copacol Rafael Piovezan, após um estudo detalhado a campo, envolvendo 35 aviários integrados à Cooperativa.
A avaliação dos diferentes métodos testados indicou que o sistema de enleiramento da cama, já utilizado pelos produtores, foi o que apresentou melhor custo-benefício. Segundo Rafael Piovezan, devido às semelhanças nos resultados zootécnicos alcançados, o enleiramento da cama, além de ter um custo-benefício melhor para os produtores, preserva o meio ambiente devido à economia do uso de maravalha. “Após os resultados ficou definido que os avicultores realizarão o tratamento com retirada parcial da cama do aviário, iniciando na área do pinteiro, a troca total da cama, será no décimo quinto lote”, finaliza Rafael.
Para os integrados que estão com o lote em andamento, em cada caso existe um protocolo definido, ficando a cargo da Equipe Técnica de Fomento da Copacol o repasse da orientação para os avicultores.

Desafios do Manejo inicial

“Os primeiros 15 dias são fundamentais para que os frangos se desenvolvam e alcancem resultados econômicos positivos no final de cada lote”, afirma o médico veterinário e consultor técnico Alexandre Zocche, que falou sobre o manejo inicial das aves durante as reuniões.
Segundo Alexandre, já na chegada dos pintainhos nos aviário os produtores devem manter uma uniformidade da temperatura utilizando os equipamentos indicados, disponibilizando um ambiente em que as aves possam se sentir à vontade e estimuladas para o consumo de ração e água.
“Se os produtores seguirem corretamente as orientações técnicas priorizando uma ambiência e manejo adequado das aves, os resultados no final de cada lote serão satisfatórios”, afirma Alexandre.
As reuniões também contaram com apresentação do sistema de distribuições de rações ministrado pelo Supervisor do Departamento de Transportes da Cooperativa, Marcos Effting, que reforçou a importância dos produtores se programarem com antecedência quando precisarem realizar pedidos de rações.
Para finalizar, o diretor-presidente da Cooperativa, Valter Pitol, fez uma análise do mercado avícola nesse primeiro semestre e uma previsão para os próximos meses, destacando a grande oferta no mercado interno, que recuaram os preços da carne de frango.

Assessoria de Imprensa Copacol.