Portal do Agronegócio

25/07/2017
Recomendações ao controle de plantas daninhas

Recomendações ao controle de plantas daninhas
Com a aproximação do fim de colheita do milho, em período normal inicia o processo de controle de ervas daninhas, visando a safra de verão que dever ser semeada na área de atuação da Copacol a partir da segunda quinzena do mês de setembro.

De acordo com o gerente técnico da Cooperativa, Fernando Fávero, o período conhecido como vazio cultural, ou seja, período em que não tem nenhuma cultura a campo, acontece simultâneo ao um período de baixa precipitação, que se por um lado favorece a colheita do milho, por outro é desfavorável ao manejo de plantas daninhas.

“Temos uma planta daninha que se adaptou muito bem ao sistema de produção da soja e do milho, conhecida como buva (Connyza sp), que está extremamente adaptada ao modelo de cultivo desenvolvido na região considerada a principal planta daninha a ser controlada na pós colheita do milho e neste caso o cuidado tem que ser extremo”, explica Fernando.

Ele diz que com a falta precipitação existe dificuldade de translocação de água dentro da planta e consequentemente o uso de herbicidas fica prejudicado devido a este fator. Fernando pede aos cooperados que diante disto os mesmos devem procurar a equipe agronômica para utilizar de estratégias adequadas de manejo assim que retornar as precipitações.

“Não podemos deixar essas ervas daninhas crescerem demais devido a problemas de manejo, mas também não podemos aplicar herbicidas em condições desfavoráveis como a que estamos vivenciando neste momento”, alerta o engenheiro agrônomo.

Outro fator destacado por ele é a presença de palhada do milho que impede o contato da gota de água na planta, por isso se dever esperar pela chegada da chuva para que se possa tomar a melhor decisão do manejo.