Portal do Agronegócio

25/03/2024
Grupo de Jovens Copacol participa do primeiro encontro do ano

Grupo de Jovens Copacol participa do primeiro encontro do ano
Cooperação, fortalecimento de vínculo e muita diversão: esse é um resumo de como foi o primeiro encontro do ano do Grupo de Jovens Copacol, que reuniu 180 filhos e netos de cooperados. Entre as atividades do dia, eles participaram de um Quiz do Cooperativismo, sobre conhecimentos gerais da Cooperativa e dos estados brasileiros, além de uma oficina de brinquedos. Durante o encontro, os jovens conheceram ainda as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano e elegeram os novos coordenadores, que atuarão a frente do Grupo em 2024.

O Grupo é uma oportunidade para formação dos jovens que são o futuro da Cooperativa. “A Copacol se preocupa em dar oportunidades para os jovens. Além deles conhecerem a Cooperativa, também os preparamos para o futuro. Esse encontro é um exemplo da construção das gerações que darão a sustentação, fortalecimento e segurança para a nossa Cooperativa. Eles são o futuro e estão sendo preparados para se tornarem os próximos cooperados, colaboradores e gestores da Copacol”, destaca o diretor-presidente, Valter Pitol.

Os novos coordenadores eleitos foram Ana Caroline Viana Costa, Amanda Tesky Tessaro, Adayra Lopes Barbosa, Andrei Filipim Esteves, Gabrieli Chaves Oenning, Arthur Brustolin, Alexandre Scheffer Nunes e Maria Luiza Scartezini.

Novos jovens
Jovens de toda a região de atuação da Cooperativa participaram da atividade. Adayra Lopes Barbosa, de Jesuítas, esteve no encontro pela segunda vez. “O Grupo de Jovens da Copacol é um lugar incrível onde fazemos diversas amizades, adquirimos novos conhecimentos e conhecemos novos lugares. São experiências maravilhosas que ficam marcadas na nossa vida. Essa é uma atividade incrível que amo fazer parte”.

E novos jovens passaram a fazer parte grupo: aqueles que participavam do CooperJúnior e agora passam a integrar o Grupo de Jovens. “É muito bom fazer parte disso tudo. Gostei muito de tudo o que foi feito, aprendemos a trabalhar em equipe, nos divertimos e fazemos novas amizades. Além disso, é uma oportunidade para participarmos de uma atividade diferente, interativa e ficarmos menos no celular”, comenta Eduardo Squizatto Stein, de 12 anos.

Fortalecimento
Para a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin, o encontro entre os jovens foi um momento para o fortalecimento dos vínculos cooperativistas entre Cooperativa e família cooperada. “Esse é um encontro muito especial para nós, onde solidificamos a caminhada das crianças que faziam parte do CooperJúnior e agora têm a oportunidade de prosseguir na Cooperativa pelo Grupo de Jovens, mas também de fortalecer os laços de amizade e cooperação entre todos eles para que possam levar tudo o que aprendem aqui para a vida”.

Boa ação
Durante o encontro os jovens tiveram a oportunidade de montar cerca de 150 brinquedos de madeira. Todas as peças serão doadas para o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Rosália Motter, de Cafelândia.