Portal do Agronegócio

10/04/2024
Pelo terceiro ano consecutivo, cooperados integram Programa Herdeiros do Campo

Pelo terceiro ano consecutivo, cooperados integram Programa Herdeiros do Campo
Para incentivar a sucessão familiar nas propriedades dos cooperados, a Copacol iniciou a formação de mais uma turma do Programa Herdeiros do Campo, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

As famílias que aceitaram o desafio já participam das atividades que estabelecem rumos e metas para quem tem a agricultura e as integrações como principal fonte de renda. Para atingir os objetivos estabelecidos, os inscritos estarão envolvidos no levantamento aprofundado sobre a participação dos familiares nas atividades, o patrimônio envolvido e também as estratégias de negócio. “Precisamos planejar a sucessão familiar para que o desempenho positivo seja mantido entre os cooperados. Esse estudo desenvolvido pela Cooperativa em parceria com o Senar proporciona um ambiente bastante propício para o rumo adequado das propriedades. Estamos pelo terceiro ano consecutivo formando novas famílias, que estão interessadas em garantir a continuidade dos negócios pelos seus filhos e netos”, ressalta a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.

Ao todo 13 famílias aceitaram o desafio e participarão dos seis encontros com o instrutor do Senar, Luiz Antônio Tiradentes. A formação abrange mediação de conflitos, construção de confiança e os diferentes cenários de uma empresa rural. “O Programa Herdeiros do Campo é um planejamento sucessório que cria esse espaço para dialogar sobre o desejo para o futuro: a família consegue pensar, fortalecendo laços, o que é fundamental para o sucesso do negócio. Quando a família pensa para o futuro da propriedade fica mais fácil para definir estratégias e que caminho seguir, visto que as propriedades têm grandes investimentos possuem potenciais a serem explorados”, afirma Tiradentes.

A primeira aula da terceira turma do Programa Herdeiros do Campo foi realizada no auditório da Copacol, em Cafelândia, onde serão concentrados os demais encontros com as famílias cooperadas participantes.