Portal do Agronegócio

29/04/2024
Jovens Copacol aprendem sobre cooperativismo com imersão e tarde esportiva

Jovens Copacol aprendem sobre cooperativismo com imersão e tarde esportiva
A integração entre família cooperada e Cooperativa é primordial na Copacol. Por isso, os jovens, filhos e netos de cooperados, participam de treinamentos, imersões e atividades para estarem preparados para serem os futuros gestores das propriedades.

O Grupo de Jovens participou de mais uma edição do Sabadou. A atividade tem o intuito de capacitar os adolescentes, com a realização de palestra com o professor Cleber Fabiano, que falou sobre engajamento, motivação e relações humanas. Mas também promover um momento de diversão: brincadeiras como futsabão, voleibol e truco estiveram na programação. “Realizamos ações como essa com os jovens para eles terem as informações úteis que possam levar para a vida e o dia a dia deles. Mas também promover o relacionamento através de uma tarde esportiva”, comenta a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.

Luiz Henrique Motter, de Cafelândia, participa há anos das atividades desenvolvidas. “Para mim, é gratificante estar aqui, encontrar os amigos. Acho que essas tardes são fundamentais e um dos alicerces da Cooperativa para unir nós jovens ao cooperativismo. A Copacol tem essa preocupação de trazer a nova geração para junto da Cooperativa e eu acho isso incrível”.

E enquanto alguns jovens fazem parte há anos das ações, outros estão participando pela primeira vez, como é o caso da Livia Manoel Filipin, de Formosa do Oeste. “Acho bem interativo, fazemos novas amizades e jogamos. Além disso, também aprendemos algo novo. Gosto demais de participar das ações desenvolvidas pela Cooperativa”, diz.

Imersão em cooperativismo

Os jovens que fazem parte do Programa Conecta participaram de uma imersão em cooperativismo. No roteiro esteve visitas as empresas Stara e GSI AGCO, além da Cooperativa Vinícola Aurora, no Rio Grande do Sul. “Como o programa é voltado para a capacitação dos nossos cooperados essa visita teve o objetivo técnico deles conhecerem tecnologias a respeito do agronegócio, a estrutura das empresas, além do funcionamento de uma cooperativa vinícola e como o trabalho é desenvolvido com os pequenos produtores da serra gaúcha. São momentos importantes e de aprendizado que esses 45 jovens tiveram a oportunidade para perceber a importância de planejamento, gestão e relacionamento que são realizadas nesses ambientes e que eles podem levar para a propriedade”, destaca Elizete.