21/10/2023

Copacol comemora 60 anos de fundação com missa, show e corte de bolo

Copacol comemora 60 anos de fundação com missa, show e corte de bolo

A comemoração dos 60 anos da primeira Cooperativa do Oeste do Paraná foi realizada onde começou todo esse legado de transformação de vidas, relembrando os primeiros passos dos 32 fundadores, entre eles o padre italiano Luís Luise, que incentivou o movimento cooperativista brasileiro.

Cafelândia recebeu neste sábado colaboradores e cooperados para a celebração da Missa em Ação de Graças as seis décadas de existência da Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata): geradora de 16 mil vagas de trabalho, com oito mil produtores cooperados, ela tornou-se uma das maiores do mundo, conforme a World Cooperative Monitor (Monitor Cooperativo Mundial), entre as dez maiores do Brasil, segundo a Revista Forbes.

A chama acesa na lamparina de 23 de outubro de 1963 permanece intensa, após percorrer um longo caminho: foram duras batalhas, já no início, como a defesa da continuidade da Cooperativa, em 1972, quando houve a decisão de não incorporação à Coopavel; a seca em 1978, que uniu ainda mais os produtores por meio da diversificação como fonte de renda. Momentos históricos relembrados pelo diretor-presidente, Valter Pitol, que está na Cooperativa há 50 anos – foi o segundo engenheiro agrônomo contratado pela Cooperativa. “É uma gratidão muito grande ter chegado em 1972, ter acompanhado cada passo da Copacol até chegar a esse momento. Estamos hoje reunidos repetindo essa cena de 60 anos atrás – quando nossos fundadores estiveram juntos para mudar a realidade de todos. Nossa história começou com duras batalhas, todas vencidas, e reconhecemos a importância de todos que fizeram parte desses momentos, deixando esse legado que é a Copacol: uma cooperativa que começou pequena e hoje é grande graças a união de todos”, afirma Pitol.

Celebrada pelo padre Wilson José Ronfini, da Paróquia Nossa Senhora Consolata, com a participação do padre Vagner Aparecido Alves, de Nova Aurora, a missa foi marcada pela emoção. A fé foi o grande destaque da celebração. “Esse é um momento de agradecimento. É importante comemorarmos a história da Copacol, que tantos benefícios traz para nossa comunidade. Luís Luise era muito preocupado com as pessoas e pelo cooperativismo ele encontrou uma forma de ajudar os agricultores”, enfatizou Wilson durante a missa.

O sábado da comemoração dos 60 anos foi marcado pelo sol forte. Com um momento favorável para a produção da soja –100% da área plantada – os produtores deixaram de lado os afazeres e vieram em caravanas de cidades da região, organizadas pela Cooperativa. A Aercol (Associação Esportiva e Recreativa dos Funcionários da Copacol) ficou lotada para a cerimônia. Acompanhados de suas esposas, os diretores, Valter Pitol, presidente; James Fernando de Morais, vice-presidente; e Silvério Constantino, secretário; acompanharam a celebração.

Dário Campestrini, cooperado de Cafelândia desde 1967, levantou cedo para participar da missa com a esposa Mariazinha Zatta. “É um orgulho para ter a oportunidade de vivenciar esse momento. Sabemos o quanto foi difícil chegar até aqui, por isso temos mais é que comemorar, continuar acreditando no progresso da nossa Cooperativa, e incentivar as futuras gerações para dar continuidade a esse trabalho que foi realizado com muita luta”, diz Dário. A esposa Mariazinha se emocionou com a festa. “Nós merecemos e a Copacol também merece. É uma linda história. Fico muito feliz pela Copacol nos ter dado a oportunidade de participar deste momento maravilhoso. Parabéns Copacol”.


SHOW RELIGIOSO

Após o momento de fé e oração, outro momento especial para a família Copacol foi o Show com o padre Ezequiel Dal Pozzo, que com o talento musical emocionou o público. O repertório trouxe a tona grandes sucessos católicos, além de músicas clássicas do estilo sertanejo, que animaram os cooperados e colaboradores. Com muita alegria, os participantes cantaram as letras conhecidas – avós, filhos e netos estiveram juntos nesta confraternização, muitos gravaram os momentos no celular. “Foi muito emocionante poder estar aqui e participar deste momento que só a Copacol é capaz de proporcionar a nós. Eu sou fã do padre, acompanho ele todo dia nas redes sociais e quando soube que ele viria aqui, não pensei duas vezes, deixei tudo de lado e vim para o show – ainda mais para comemorar os 60 anos da Copacol”, diz Eleuza Aparecida Galeriane Marques, esposa do cooperado Edilson Marques, que trouxe a mãe, Olga Trentini, de 84 anos, para a festa.


BOLO DOS 60 ANOS

Além Missa em Ação de Graças e do Show com o padre Ezequiel, não poderia faltar o tradicional corte do bolo pela Diretoria. O Parabéns à Copacol foi cantado com muita emoção pela família Copacol, que também prestigiou o coquetel especial, com refrigerante, lanche de frango Copacol, e bolo recheado. “Vim com a família, participei da missa, deste show maravilhoso e já comi esse saboroso bolo de aniversário. A Copacol está de parabéns, é uma Cooperativa diferenciada. Ela faz aniversário e nós é quem recebemos o presente. Uma história muito bonita, parabéns”, Manoel Machado Barroso, cooperado de Iracema do Oeste.


LUÍS LUISE

Para ficar marcado ainda mais esse momento, os participantes da missa tiveram a oportunidade de levar para casa o livro “Padre Luís Luise: o mensageiro da fé”, que descreve o desenvolvimento da região Oeste do Paraná e a trajetória de fé do fundador da Copacol. O material foi elaborado pela Gerência de Comunicação da Copacol – nele há um compilado de artigos escritos pelo próprio padre Luís Luise: os textos do missionário foram publicados no Jornal da Copacol, entre 1978 e 1987, até a sua inesperada partida. “Com a conservação da história, mantemos viva nossa fé e próspero o nosso futuro de cooperação. É uma alegria poder manter nossas origens vivas. O sonho de Luís Luise – vivido pelos nossos demais fundadores – tornou-se realidade”, enfatiza Pitol.


PRESENTE ESPECIAL

Uma tradição conservada a cada cinco anos, os cooperados são presenteados durante o Aniversário da Copacol. A surpresa foi revelada na celebração: serão entregues jogos de porcelana de chá, com 27 peças, elaborados com porcelana especial, com a marca “Copacol 60 anos”. A entrega dos presentes começa a ser realizada segunda-feira, nas Unidades da Cooperativa. O presente passa a fazer parte do dia a dia da família Copacol em um momento extremamente importante: durante a refeição do café da manhã, ao lado de quem mais amamos: nossos familiares. Um gesto da Cooperativa que “Coopera Sempre” com o desenvolvimento, a qualidade de vida e o progresso de quem vive do campo.