Atuando em uma região de alto potencial agrícola, a Copacol em parceria com os cooperados produz soja, milho e trigo nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.
A Cooperativa possui 35 Unidades de Grãos, Insumos e Sementes, onde a armazenagem supera 1,2 milhão de toneladas por ano.
De maneira contínua, investimentos são realizados em moegas, secadores e silos, agilizando o recebimento e garantindo a armazenagem e comercialização da produção dos cooperados.
Para processar toda a matéria-prima recebida, a Copacol possui uma UIS (Unidade Industrial de Soja), que esmaga atualmente 1,9 mil toneladas por dia. O farelo e o óleo produzidos atendem toda a demanda das fábricas de rações da Cooperativa destinadas às atividades de produção animal, como a avicultura, a suinocultura, a piscicultura e a bovinocultura de leite.
OESTE
CAFELÂNDIA
NOVA AURORA
FORMOSA DO OESTE
JESUÍTAS
UNIVERSO (Nova Aurora)
PALMITÓPOLIS (Nova Aurora)
CENTRAL SANTA CRUZ (Cafelândia)
IRACEMA DO OESTE
CARAJÁ I (Jesuítas)
JOTAESSE (Tupãssi)
GOIOERÊ
PALMITOLÂNDIA (Tupãssi)
CARAJÁ II (Jesuítas)
MELISSA (Cascavel)
UNIDADE 50 (Nova Aurora)
CASCAVEL - Sementes
BOM PRINCÍPIO (Toledo)
ASSIS CHATEAUBRIAND
BRASILÂNDIA DO SUL
PENHA (Corbélia) - em construção
SUDOESTE
CAPANEMA
CONCIOLÂNDIA (Pérola D' Oeste)
PÉROLA D' OESTE
PRANCHITA
PLANALTO
ALTO FARADAY (Capanema)
REALEZA
AMPÉRE
AMPÉRE
CONCIOLÂNDIA II (Pérola D' Oeste)
MARCIOANÓPOLIS (Santo Antônio do Sudoeste)
FLOR DA SERRA (Realeza)
NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE
NOVA PRATA DO IGUAÇU
SALTO DO LONTRA
BARRACÃO
Oferecer tecnologia e desenvolvimento aos seus cooperados é uma das premissas da Copacol. Por isso, para atender a demanda, a Copacol conta com um amplo e moderno CPA (Centro de Pesquisa Agrícola).
Localizado em Cafelândia, o CPA conta com uma área de 84 hectares onde são conduzidas parcelas experimentais por ano a nível de campo, além de análises de controle de qualidade de semente e de fertilizantes, incluindo testes de germinação, vigor, tetrazólio e sanidade das sementes, testes de resistência de pragas e doenças, e aferição dos níveis de nutrientes dos fertilizantes comercializados.
Credenciado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o CPA conta com estrutura moderna e uma equipe de mestres em agronomia que contribuem com a geração de informações para o aumento da eficiência no campo. Estes credenciamentos permitem estudos de novas moléculas ainda não liberadas, o que garante maior segurança na recomendação desses produtos quando liberados para a comercialização.
Além disso, o CPA participa de redes de pesquisa oficiais em parcerias público/privadas, como, por exemplo, as redes de avaliação de fungicidas para soja, o milho e de inseticidas para o percevejo marrom. Todos estes trabalhos evidenciam o CPA como um polo de produção cientifica e tecnológica na região Oeste do Paraná.
O foco de todas as pesquisas realizadas é o aumento da produtividade e a redução de custos da produção agrícola, garantindo rentabilidade para os agricultores, bem como a sustentabilidade do sistema produtivo. Além disso, estas pesquisas têm por objetivo manter a equipe agronômica da Copacol atualizada sobre as novas tecnologias disponíveis na agricultura.
164 projetos pesquisados em 2023
1.700 avaliações de resistência de percevejos
12 mil parcelas experimentais a campo
81 cultivares para avaliação de sensibilidade a doenças radiculares