Portal do Agronegócio

Agricultura

Atuando em uma região potencialmente agrícola, a Copacol em parceria com seus cooperados cultiva uma área de 180 mil hectares localizadas na região Oeste do Paraná, com as culturas de soja, milho e trigo.

A Cooperativa disponibiliza a seus cooperados 13 Unidades de recebimento e armazenagem de grãos e recebe mais de 1,2 milhões de toneladas de grãos por ano.

Diante do aumento de produtividade registrada nas últimas safras, a Cooperativa fez investimentos em estrutura, como moegas, secadores e silos de armazenagem que permitem receber a produção com agilidade e armazenar a produção dos cooperados com segurança. A capacidade estática atualmente é de 960 mil toneladas.

A Copacol possui uma Unidade Industrial de Soja, que esmaga atualmente 1.900 toneladas de soja ao dia, industrializando toda produção de soja gerada pelos cooperados. O farelo e óleo produzido, atende toda a demanda das fábricas de rações, que por sua vez atendem as atividades de produção animal da Cooperativa (Avicultura, Suinocultura, Piscicultura e Bovinocultura de Leite).

CPA Copacol

Para atender toda a demanda da área agrícola da Cooperativa, mas acima de tudo focada no aumento de produtividade de seus cooperados, a Copacol dispõe de um amplo e moderno Centro de Pesquisa Agrícola (CPA), com uma área de 84 hectares, localizada na sede da Cooperativa em Cafelândia. No CPA são conduzidas mais de 10 mil parcelas experimentais por ano a nível de campo. Nos laboratórios são realizadas análises de qualidade de semente e de fertilizantes, gerando uma maior segurança aos seus cooperados, além de testes de resistência de pragas e doenças.

Todas as informações obtidas através das pesquisas e estudos, que são desenvolvidas pelos pesquisadores e de toda equipe que atua no CPA, são repassadas aos cooperados pela equipe agronômica e nos eventos técnicos, como Dias de Campo, Seminários Técnicos e no CPAgro, evento esse que é realizado todos os anos e envolve todas as atividades da Cooperativa.

Essa gama de informações geradas pelo CPA, tem como foco a evolução e a constante busca por melhores produtividades das culturas regionais.

Credenciado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o CPA conta com uma equipe de mestres em agronomia e contribui com a geração de informações voltadas à tecnologia agrícola, validação de agroquímicos, recomendações de variedades, análise da fertilidade do solo, monitoramento de pragas e doenças, além de várias outras informações voltadas ao melhor desempenho das lavouras do produtor no campo. Foi através de estudo iniciado pela equipe do CPA, que comprovou posteriormente a descoberta da Estria Bacteriana do milho, no estado do Paraná.

CPA Copacol

Projeto 440

Depois de ter superada a média de 160 sacas por alqueire, a Copacol lançou o projeto 440, que tem como objetivo elevar a produtividade média dos associados da Copacol para 170 sacas por alqueire de soja e 270 sacas por alqueire de milho segunda safra até 2018.

CONFIRA O MANUAL DO PROJETO 440
SAC: 0800 451313
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Copacol - Apaixonados por sabor