Projetos

Cuidar do futuro é um dos nossos princípios

Através do Propósito Estratégico RG Copacol, até 2023 mais de 35 mil crianças, jovens e adolescentes deverão ser atendidos pelos projetos sociais da Cooperativa, desenvolvidos em parcerias com os municípios da região.

Todos os projetos são voltados à educação, à cultura e ao esporte, com foco na formação das novas gerações e de olho no futuro.

Saiba quais são os projetos e objetivos de cada um deles:

Apoio Cultural

APOIO CULTURAL

Sempre em busca de novas ações para contribuir com a formação de crianças e adolescentes em toda a sua área de atuação, a Copacol vem há cinco anos promovendo a educação, a cultura e o esporte através do Apoio Cultural, desenvolvido em parceria com os municípios.

Para alcançar a meta do novo Propósito Estratégico, a Copacol desenvolve o Apoio Cultural, e destina materiais esportivos e acessórios, uniformes e agasalhos para as crianças que frequentam os projetos em diversas modalidades, como futebol, voleibol, basquete, ginástica rítmica, dança, arte circense, capoeira, desenho artístico, música, artes marciais, balé e teatro.

Até o momento, o Apoio Cultural já beneficiou 7,2 mil crianças nos municípios de Cafelândia, Nova Aurora, Jesuítas, Formosa do Oeste, Quarto Centenário, Moreira Sales, Iracema do Oeste, Rancho Alegre d’Oeste, Goioerê e Jotaesse. Ao todo, em 2019 foram atendidas 2.519 crianças.

Busão da Imaginação

BUSÃO DA IMAGINAÇÃO

De cara nova e com uma metodologia diferente para despertar o hábito pela leitura e pelo conhecimento em crianças e adolescentes, o Busão da Imaginação percorre municípios da região para atender alunos dos CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), escolas do ensino fundamental e Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Totalmente personalizado, com uma sala para apresentação teatral e uma biblioteca, o Busão leva as crianças a viajar no mundo da imaginação através da contação de histórias.

Desde 2015, passaram pelo Busão 26.530 crianças e adolescentes. Apenas em 2019, o número foi 11.609.

Cooperjovem

COOPERJOVEM

O programa é promovido pela Copacol em parceria com o Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná) e as escolas municipais de Iracema do Oeste, Nova Aurora, Formosa do Oeste e Goioerê.

Desde 2006, o Cooperjovem desenvolve juntos aos alunos dos quartos anos e seus professores, técnicas educativas com base nos princípios cooperativistas, cujo objetivo é promover a cooperação por meio de projetos que envolve escola e comunidade, além de apresentar o cooperativismo como forma de organização socioeconômica.

Nestes 14 anos de atuação, o programa já atendeu 9.651 crianças, sendo 598 apenas em 2019.

ESCOLA NO CAMPO

ESCOLA NO CAMPO

Tornar o planeta mais sustentável com as boas práticas de proteção do meio ambiente e conscientizar sobre o trabalho infantil são o foco do Projeto Escola no Campo, desenvolvido através da parceria entre a Copacol e a Syngenta.

Há 14 anos, o objetivo do projeto é orientar as crianças dos quintos ano do ensino fundamental sobre a preservação do meio ambiente e a prevenção do trabalho infantil.

Através da produção de frases e desenhos, os alunos expressam o que aprenderam durante o ano, destacando os cuidados que todos devem ter com a natureza e o que elas esperam para o futuro.

Em 2019, mais de 1,3 mil crianças foram atendidas pelo projeto.

PROERD

PROERD

Desde 2005 a Copacol realiza em parceria com a Polícia Militar e as escolas da região, o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), cujo objetivo é orientar os alunos dos quintos anos sobre a prevenção do uso de drogas e da violência.

O programa aborda diversos temas com foco na valorização da vida, na importância do respeito e na ajuda ao próximo.

Em 2019, o programa formou 1.306 mil crianças e adolescentes nas cidades de Rancho Alegre d’Oeste, Quarto Centenário, Moreira Sales, Formosa do Oeste, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Cafelândia, Jesuítas e Goioerê.

SAC: 0800 451313
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30