Portal do Agronegócio

14/03/2013
Cotriguaçu inaugura armazém frigorificado

Cotriguaçu inaugura armazém frigorificado
O Conselho de administração da Cotriguaçu junto com o governador do Paraná Beto Richa, inauguraram hoje dia 14, a primeira etapa de um dos maiores projetos brasileiros de recepção, de armazenamento e de transporte de cargas frigorificadas e contêineres.

A estrutura é uma dos maiores terminais intermodais do País, com nível de tecnologia, para uma obra do gênero, jamais visto no mercado nacional.

O Terminal Ferroviário da Cotriguaçu, projeto que tem suporte de quatro das principais cooperativas nacionais - Coopavel, C. Vale, Copacol e Lar -, donas da Cotriguaçu, vai se transformar em um marco histórico no contínuo processo de expansão do agronegócio regional.

Segundo o diretor presidente da Cooperativa, Valter Pitol, os investimentos vão possibilitar uma redução de custos para a armazenagem e transportes de carnes das Cooperativas filiadas. “Vamos poder melhorar a nossa eficiência nos custos logísticos, para poder oferecer mais resultados para os nossos associados”, afirma Pitol.

“Estamos contribuindo para um desenvolvimento mais vigoroso do Oeste do Paraná”, afirmou o governador. Ele ressaltou que a parceria entre o Governo do Estado e a Cotriguaçu é essencial para trazer mais riquezas e desenvolvimento à região. “Uma demonstração inequívoca da força do nosso Estado e o verdadeiro testemunho das importantes parcerias com as cooperativas. Somente lado a lado vamos avançar a passos largos, fazendo do Paraná um Estado mais competitivo”, declarou Richa.

Investimentos

A inauguração da primeira etapa do terminal, que vai gerar 90 empregos diretos e 280 indiretos, marcará também o lançamento da pedra fundamental para o início das obras do primeiro de três armazéns graneleiros com capacidade, cada um, para 120 mil toneladas de grãos (soja, milho e farelo de soja) e do prédio que abrigará o Centro Administrativo da Cotriguaçu.

A área construída da estrutura que será entregue no dia 14 tem 15,8 mil metros quadrados e 21,8 mil metros quadrados de pavimentações. Até agora, a Cotriguaçu investiu R$ 40 milhões no projeto, que até o fim de suas etapas de estruturação exigirá soma global aproximada de R$ 200 milhões.

A estrutura que será entregue nesta primeira etapa do empreendimento da Cotriguaçu é formada por uma câmara frigorífica com capacidade para a armazenagem de dez mil toneladas de produtos congelados. Ela terá prateleiras móveis sob trilhos e será toda automatizada.