Cooperativa Agroindustrial Consolata, fundada no ano de 1963, no município de Cafelândia, região oeste do estado do Paraná, pelo padre Luís Luise juntamente com 32 agricultores.
O primeiro objetivo da nossa criação foi a geração de energia elétrica para a região, e logo depois, passamos a atuar na agricultura, garantindo a segurança da produção agrícola dos cooperados.
Depois de uma quebra de safra devido à seca que atingiu a região, trouxemos a diversificação para as propriedades por meio da avicultura, atividade que fomos os pioneiros na região.
No final da década de 70, passamos a integrar à Frimesa, oferecendo mais possibilidades no campo com a suinocultura e a bovinocultura de leite.
E já nos anos 2000, inauguramos um dos maiores complexos industriais de peixe do país, com o maior volume de abate de tilápia da América do Sul, sendo essa mais uma alternativa de renda aos cooperados.
A força que move o nosso trabalho supera todos os desafios, sejam pequenos ou grandes: a união faz da Copacol uma grande inspiradora do agronegócio brasileiro.
Quadro Social
A família cooperada é a grande base da nossa Cooperativa, desta forma, a preocupação com cooperados, mulheres, jovens e crianças é essencial e é levada muito a sério pela Copacol. As ações aplicadas ao quadro social e à comunidade são um reflexo do trabalho organizado desenvolvido diariamente em nossas atividades
Comitês Educativos
Os Comitês são formados por cooperados, em que por meio de encontros realizados ao longo do ano, participam de cursos e palestras sobre os mais variados temas, além de reuniões com a diretoria-executiva, em que são atualizados sobre as ações da Cooperativa.
Estes cooperados contribuem também na divulgação das informações da Copacol para os demais produtores.
Grupos Femininos
A mulher está presente na Copacol e é incentivada em projetos que enaltecem a competência na tomada de decisões. Cooperadas, esposas e filhas de cooperados fazem parte dos grupos que estão envolvidos em diversas ações, como palestras e cursos sobre desenvolvimento pessoal e na propriedade.
Grupos de Jovens
A sucessão ganha espaço na cooperativa, que busca formar continuamente os jovens.
Com idade entre 14 e 30 anos, os filhos de cooperados também ganham atenção da Copacol.
O grupo de jovens é envolvido em ações na Cooperativa, aprendendo sobre diversos temas que visam integrar, profissionalizar e desenvolver lideranças.
Cooperjúnior
Ensinar sobre a importância da cooperação, esse é o objetivo do programa Cooperjúnior, que envolve filhos de cooperados com idade entre 08 e 13 anos.
Eles que são o futuro da nossa Cooperativa, participam de vários encontros ao longo do ano, e por meio de muita diversão, aprendem como o cooperativismo faz a diferença na vida das pessoas.