Portal do Agronegócio

11/06/2013
Colheita do milho safrinha tem sequência na região da Copacol

Colheita do milho safrinha tem sequência na região da Copacol
Iniciada na última semana na região de Universo e Goioerê, a colheita do milho safrinha na área de atuação da Copacol aos poucos vai ganhado força e promete ser mais intensa essa semana, uma vez que em algumas unidades os produtores estão se preparando para entrar com as máquinas a campo para iniciar a colheita do grão.

Com previsão de safra recorde, a Copacol espera receber mais de sete milhões de sacas e por isso está com sua estrutura de recebimento preparada como moegas, secadores e silos.

Mesmo com previsão de recorde no recebimento do milho segunda safra, o montante ainda não será suficiente para atender toda a demanda da Cooperativa, que utiliza o milho em suas fábricas de rações.

Na primeira semana da colheita a Cooperativa recebeu 92 mil sacas, o que para início de colheita é considerado bom, uma vez que a cultura plantada mais cedo sempre apresenta uma melhor produtividade, mas espera se que no geral toda a produção desta safra esteja em boas condições.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Copacol, Fernando Fávero, a safra que está se iniciando promete uma boa produtividade, mas o grão colhidos até o momento ainda não representam o que será a safra deste ano em termos geral de produção.

Segundo ele ainda é cedo para falar em números de produção por hectare, mas as expectativas são promissoras diante das boas condições climáticas e o desempenho da lavouras ocorridas durante o ciclo da cultura na região.

“Recomendamos aos produtores muita atenção na hora da colheita, principalmente com as regulagens das máquinas e com a umidade do grão, caso contrário o produtor poderá ter perdas significativas com que questões que podem ser evitadas”, orienta o agrônomo.