Portal do Agronegócio

31/07/2013
Colheita do milho chega a 60% da área plantada

Colheita do milho chega a 60% da área plantada
Com média superior a 200 sacas por alqueire, a boa condição climática dos últimos dias tem contribuído com a colheita do milho safrinha na região da Copacol.

Com previsão de recebimento de mais de sete milhões de sacas do grão, até o momento a Cooperativa já recebeu 4,5 milhões, o que representa 60% da área colhida.

Se o clima permanecer nas mesmas condições, a colheita dará um grande avanço até o fim desta semana e muitos produtores poderão tirar o milho do campo sem nenhum risco.

De acordo com o engenheiro agrônomo Fernando Fávero, a boa produtividade desta safra está aliada a vários fatores, como condições climáticas favoráveis durante o ciclo da cultura, controle de pragas e doenças, materiais adequados para cada época de plantio e clima e acima de tudo a boa correção do solo, uma vez que esses foram temas estudados e apresentados nos eventos técnicos a partir de pesquisas realizadas na Estação Experimental.

O cooperado Antônio Carlos Sestake, de Goioerê, que planta 300 alqueires, diz que a produtividade até o momento é boa. “Estou colhendo uma média de 250 sacas por alqueire. O que não está bom é o preço, mas acredito que vai melhorar, principalmente após a colheita”, espera o produtor.

Ele conta que sempre planta milho no inverno e a cada ano tem aumentado a produtividade, “A boa produção é resultado de novas tecnologias, pois podemos plantar a soja mais cedo, e assim antecipar também o plantio do milho safrinha, que plantado mais cedo corre menos risco de sofrer com geadas”, finaliza o associado.