Portal do Agronegócio

09/09/2013
Qualidade de semente é preocupação constante da Cooperativa

Qualidade de semente é preocupação constante da Cooperativa
A semeadura da soja começa no dia 20 de setembro e os produtores já começaram a se preparar.

A escolha da semente utilizada é um dos principais fatores que levam os agricultores a se preocuparem, mas para isso a Cooperativa traz ao longo de anos, sementes de qualidade que garantem a boa produtividade das safras.

Na região de Aberlado Luz - SC, cidade que é considerada a “Capital da Nacional das Sementes de Soja”, a Copacol através de produtores associados produz as sementes que são disponibilizadas aos associados aqui do Paraná.

De acordo com o engenheiro agrônomo Fernando Fávero, a semeadura dos campos de sementes naquela região acontece no mês de novembro sendo colhidas entre abril e maio, período em que a temperatura ambiente diminui melhorando a qualidade fisiológica das sementes de soja.

Já entre os meses de junho a julho, as sementes são transportadas para sede da Copacol em Cafelândia onde ocorre o beneficiamento e todos os controles de qualidade no laboratório da Cooperativa.

“Fazemos analises prévias com uma pequena quantidade de sementes e quando elas chegam começam mais uma bateria de avaliações. Além disso, são realizados testes de germinação no canteiro, simulando uma condição de campo, pois assim teremos um resultado mais próximo à condição real dos produtores”, explicou o agrônomo.

A Cooperativa também instalou uma máquina de tratamento de sementes industrial que as trata com inseticida, fungicida e outros produtos que vão preservar o estande de plantas na fase inicial, essa operação dispensa o tratamento na propriedade e minimiza o risco de intoxicação pelos agrotóxicos.

Antes ainda de chegar ao produtor, quando está sendo feito o ensaque e tratamento de sementes é mandado outra amostra de volta para o laboratório, para reanalisar os resultados e assim ver se aquele lote está liberado ou não.

“Para ser comercializada a semente deve apresentar 80% de germinação, os lotes da Copacol estão acima dos 90%, é alta qualidade, vigor e segurança ao produtor”, finalizou Fávero.

Em teste de germinação no solo, realizado nesta segunda-feira (09), os resultados confirmam os números acima.

% de Germinação

80-84% 640 sacas

85-89% 13.170 sacas

90-94% 57.250 sacas

95-99% 75.800 sacas

100% 3520 sacas


Total de sacas: 150.380