Portal do Agronegócio

27/01/2014
CADE: Conselho libera parceria entre Monsanto e Bayer

CADE: Conselho libera parceria entre Monsanto e Bayer
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade aprovou nesta quinta-feira (23.01) o contrato de licenciamento entre as multinacionais Monsanto e Bayer no Brasil. Na operação, a Monsanto do Brasil Ltda. concede licença para que a Bayer S/A desenvolva, produza e comercialize, sementes de soja com a tecnologia Intacta RR2 PRO™.

Essa tecnologia confere resistência a insetos e tolerância ao herbicida glifosato, que controla ervas daninhas. No entanto, a liberação foi condicionada à alteração de alguns dispositivos. Na avaliação do Cade, essas mudanças foram necessárias para impedir o "indevido controle e influência sobre a Bayer em sua atuação no mercado de soja".

"Estamos entusiasmados com o fato de que, com as tecnologias combinadas de ambas as empresas, poderemos oferecer aos agricultores mais opções para o controle de pragas e um pacote completo à resistência de plantas daninhas na cultura da soja" afirmou Rüdiger Scheitza, membro do conselho de administração da Bayer CropScience e Responsável Global de Estratégia e Gestão de Negócios à época da assinatura do contrato (abril de 2013).

"Estamos satisfeitos por termos conseguido alcançar um acordo com a Bayer CropScience que oferecerá mais benefícios aos agricultores e promoverá opções e inovações contínuas para o setor", disse Brett Begemann, presidente e líder comercial da Monsanto Company na ocasião.