Portal do Agronegócio

12/03/2014
Oportunidade de bons negócios para compra de fertilizantes

Oportunidade de bons negócios para compra de fertilizantes
A colheita da safra de verão já foi finalizada na região e com boa produtividade, porém nas demais regiões produtoras de soja do país houve quebra significativa da produção, mantendo os preços do grão em níveis elevados. A semeadura do milho de inverno praticamente encerrou-se na região produtora e, portanto, pode ser um ótimo momento para planejar a próxima safra.

Os fertilizantes representam a maior fatia do custo de produção da soja (aproximadamente 30%), sendo fundamental comprar bem o fertilizante para melhorar a rentabilidade da cultura a ser implantada. Todos conhecem as dificuldades logísticas que o Brasil enfrenta, tanto na comercialização da safra quanto na importação de fertilizantes que são fundamentais para manutenção da produtividade das lavouras. Em razão da importação e da logística de chegada do fertilizante no oeste do Paraná, a Copacol busca sempre o melhor momento para fazer a aquisição e também garantir a disponibilidade destes fertilizantes aos produtores no momento da safra.

“Neste momento consideramos oportuno os produtores avaliarem a compra de fertilizantes, visto que historicamente eles apresentam uma relação 1/1 saca de soja/saca de fertilizante, e atualmente a relação é de 1/0,9. Esse é a melhor condição que teremos? Bom, essa resposta realmente não temos como dar, mas temos a certeza que é uma excelente oportunidade trocando com a safra de soja disponível”, explicou o assessor de insumos da Copacol, Ramiro Criveletto que destaca que a aquisição destes fertilizantes seja baseada na análise de solos, para que se possa utilizar a fórmula adequada, visando o equilíbrio de nutrientes no solo.

Consulte sempre um Engenheiro Agrônomo da Copacol, ele poderá lhe auxiliar neste momento oportuno.