Portal do Agronegócio

11/06/2014
Chuva traz preocupação com as culturas de inverno

Chuva traz preocupação com as culturas de inverno
As chuvas que ocorreram neste final de semana foram muito intensas e trouxeram também problemas para os produtores rurais. Em algumas áreas da região da Cooperativa os solos ficaram literalmente encharcados e plantações de milho acabaram ficando no chão por causa do vento.

O produtor Vonei Mariussi de Jotaesse que já havia tido problema na plantação de milho com uma chuva de granizo que atingiu a região há cerca de 60 dias, agora vê o que o alto volume de chuva desta última semana causou no plantio.

“Com essa chuva aumentaram as doenças do milho que daqui a 20 dias acho que vai dar para colher e em alguns lugares o vento os derrubou. Em algumas áreas tem milho brotando, mas agora temos que aguardar até a colheita para ver os resultados que vamos ter”, explicou.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Copacol, Fernando Fávero, este período de forte chuva acaba sendo favorável para o desenvolvimento de fungos e doenças nas plantas.

“No caso do milho estamos em uma fase já de pré- colheita, e esse clima acaba favorecendo a ter problemas com a questão da qualidade do grão e agora vamos fazer um levantamento na área de atuação da Copacol. Em áreas que já estavam com maturação fisiológica vai causar brotamento e desenvolvimento de fungos nas espigas”, explicou o agrônomo que falou também sobre a cultura do trigo.

“O trigo ainda está em fase vegetativa, não estamos com tantos problemas relacionados à qualidade, mas o problema está relacionado à questão de fungos nas folhas, que estão muito favorecidas pela alta umidade e luz difusa causada pelos dias nublados”, comentou.

Outro ponto que está sendo observado na região é a erosão e o encharcamento de solo que causa o desenvolvimento de fungos na raiz e no colmo do milho, isso pode levar o acamamento das culturas posteriores então o produtor deve ficar atento.