Portal do Agronegócio

18/06/2014
Produtor contabiliza 52 anos de trabalho e dedicação

Produtor contabiliza 52 anos de trabalho e dedicação
O Cooperado da Copacol Etelvino Alves dos Santos, quando ainda jovem com a mãe chegou na região da comunidade de Marajó no município de Nova Aurora, no início da década de 1960, não imagina as constantes mudanças ocorridas ao longo desses mais de 50 anos de atuação no campo.

Tudo começou com a derrubada do mato, o preparo da terra e a semeadura dos primeiros grãos na terra. O cultivo do café foi o pontapé inicial para uma bela história de crescimento. Em meio à lavoura de café cultivava, o feijão e o milho e ainda sobrava área para criar umas vaquinhas.

Na propriedade se casou e constituiu família e com o passar dos anos foi adquirindo novas áreas de terra e com o fim do ciclo do café iniciou-se a mecanização e teve início a cultura da soja, que hoje é o carro chefe das culturas da região. “Foram muitos os desafios, mas sempre com muita garra e determinação vencemos os obstáculos e foi desta forma que sempre enfrentei a lida no campo. Hoje com as novas tecnologias temos condições de colher mais em menos tempo”, conta o produtor.

Ainda no campo, Etelvino diz que se sente realizado, pois conseguiu acompanhar a evolução da agricultura e dos cinco alqueires da época, hoje com os filhos e através dos recursos tecnológicos cultiva cerca de 70 alqueires. “Hoje a vida no campo está bem mais fácil e aqui na região principalmente para quem é associado da Copacol tem oportunidade de crescimento, principalmente para pequeno produtor, uma vez que a Cooperativa proporciona a diversificação por meio de várias outras atividades, como peixe, aves, suínos e leite”, conta o produtor.