Portal do Agronegócio

30/09/2014
Semeadura da soja deve ser retomada a partir de quinta-feira

Semeadura da soja deve ser retomada a partir de quinta-feira
Durante entrevista ao programa de rádio Estação Copacol desta terça-feira, dia 30, o engenheiro agrônomo da Cooperativa Jocimar Bortoluzzi, fez um alerta aos produtores sobre a semeadura da soja na região.

Segundo ele, diante das precipitações previstas para hoje e amanhã ainda não será possível retomar a semeadura da soja que devido às chuvas dos últimos dias ficou impossibilitada, mas a partir de quinta-feira, dia 02/09, a previsão é que a água possa dar uma trégua e assim com mais segurança os produtores poderão retomar o plantio da soja.
“Ainda estamos no período ideal, com as boas condições do solo nos próximos dias esperamos realizar um bom plantio, com mais qualidade, o que reverte nas boas condições durante o ciclo da cultura e consequentemente no resultado final no momento da colheita”, explica o agrônomo.

Sobre a soja já semeada, ele diz que os produtores devem ficar atentos quanto a germinação principalmente devido ao excesso de chuvas dos últimos dias que pode causar o chamado cascão no solo, o que dificulta a emergência das plantas.

Já em relação ao milho ele diz que este praticamente já teve toda a área semeada e os cuidados agora são em relação ao controle de pragas e ervas daninha que são os maiores desafios neste período.

O cooperado Dolvino Grigio que planta 70 alqueires, diz que uma pequena parte da soja semeada já emergiu e agora espera as boas condições do tempo para retomar o plantio, o que deve acontecer a partir da próxima quinta-feira, segundo as previsões climáticas. “Diante das boas previsões estou otimista com a cultura da soja em termos de produtividade, agora em relação ao mercado as previsões não são nada animadoras”, conclui o cooperado.

Assessoria de Imprensa
Valdeci Xavier