Portal do Agronegócio

11/11/2014
Chuva de granizo atinge plantações de soja em Iracema

Chuva de granizo atinge plantações de soja em Iracema
A chuva que estava sendo muito esperada pelos agricultores da região chegou na última terça-feira, dia 04, sendo que no mesmo dia o sol voltou.

Porém na quinta-feira a noite, 13, as precipitações retornaram com muita força e acompanhadas de fortes ventos em alguns dos municípios da área de atuação da Cooperativa, que tiveram árvores, torres de internet e telhados quebrados.

Em Iracema do Oeste, além da chuva chegar acompanhada do vento, também aconteceu chuva de granizo que atingiu cerca de 300 alqueires de áreas cultivadas com a soja. Dessa quantia, 180 alqueires vão ter que ser semeados novamente.

De acordo com o supervisor técnico da unidade Vanderlei Dickel, aproximadamente 90% dos produtores têm seguro e o PROAGRO (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), e agora aguardam os peritos que já começaram as vistorias e a liberação para o replantio.

O produtor Sebastião Dechechi Júnior, teve 30 alqueires atingidos pelas pedras de gelo.

“Minha soja estava começando a “fechar as ruas”, agora tenho que esperar o perito liberar para eu voltar ao campo e semear novamente. Infelizmente o tempo não podemos controlar”, comentou o cooperado.

José Rubens de Oliveira que também teve sua produção atingida já iniciou o replantio.

“O vento que acompanhou as pedras foi muito forte, a soja já estava começando a florescer, vamos ter que semear de novo 50 alqueires e agora esperamos que a chuva volte, porém com mais calma”, explicou o produtor.



Assessoria de Imprensa
Vanessa Stefanello