Portal do Agronegócio

02/12/2014
Cooperativa realiza estratégias de monitoramento de pragas

Cooperativa realiza estratégias de monitoramento de pragas
Nos últimas safras a Copacol vem desenvolvendo uma nova estratégia para monitoramento de pragas, através da “batida de pano” em que os técnicos juntamente com produtores verificam a quantidade e espécies de pragas que estão ocorrendo na lavoura.

Os dados gerados são lançados em um sistema, permitindo a visualização da flutuação populacional das pragas durante a safra, para cada região, município, unidade ou época de semeadura. Isso permitiu uma redução no número de aplicações para percevejos, por exemplo, pela assertividade do momento de aplicação.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Copacol Tiago Madalosso, outro forma monitoramento que foi iniciado na safra passada no CPA e foi expandida para todas as unidades nesse ano, é a “armadilha com feromônio” que atrai e captura as mariposas.

“Com isso é possível monitorar a flutuação da população de adultos (mariposas) que irão ovipositar e darão origem às lagartas. O aumento do número de mariposas, não é garantia de infestação, porém alerta para à possibilidade de ocorrência de um surto, devendo-se então intensificar o monitoramento”, explica Tiago.

Até o atual período tem-se uma baixa pressão de pragas nas plantações da região da Cooperativa, porém o cuidado deve continuar, pois historicamente ocorre aumento na população de lagartas na segunda quinzena de dezembro.


Assessoria de Imprensa
Vanessa Stefanello