Portal do Agronegócio

08/12/2014
Associados participam de Encontro Estadual

Associados participam de Encontro Estadual
Com a participação de 80 representantes entre o Conselho de Administração e as coordenações dos Grupo Femininos, a Copacol marcou presença na última sexta-feira dia 5, do Encontro Estadual das cooperativas do Paraná promovido pela Ocepar.

Durante o evento que foi realizado em Curitiba foram apresentados os números do cooperativismo do Estado que tem a expectativa de alcançar mais de 10% de crescimento em 2014.

“A participação ativa das sociedades cooperativas na economia estadual, com forte geração de emprego e renda, está refletida em sua movimentação econômica, que deve superar os R$ 50 bilhões no ano que se encerra. É um valor que supera o orçamento de 23 estados brasileiros”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que apresentou um balanço preliminar dos resultados alcançados pelas cooperativas do Paraná, durante a abertura do Encontro Estadual.

Koslovski também destacou que o cooperativismo do Paraná vinha expandindo a uma média de 16,5% ao ano, mas diversos fatores influenciaram no desempenho deste exercício. “Estamos terminando um ano com dificuldades econômicas em diferentes continentes, aliadas à volta da inflação e à deterioração de alguns fundamentos da política econômica.

Somado a isso, algumas commodities estão apresentando queda de preços.
Atualmente há 228 cooperativas registradas no Sistema Ocepar e que atuam em dez diferentes ramos: agropecuário, crédito, saúde, consumo, habitacional, educacional, infraestrutura, turismo e lazer, trabalho e transporte. O setor emprega diretamente quase 80 mil pessoas e gera 2,2 milhões de postos de trabalho.

As cooperativas do ramo agropecuário devem concluir o ano contabilizando cerca de US$ 2,3 bilhões em exportações. Esse segmento responde por 56% do PIB agropecuário do Paraná. “É muito difícil imaginar a agropecuária paranaense sem as cooperativas, pela expressão e participação que detém em nossa economia”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar.

Koslovski também citou as inquietações em relação aos obstáculos que devem ser superados, tanto no Paraná como no Brasil, para que o setor produtivo possa melhorar a sua competitividade.

“Mesmo crescendo em percentuais acima do PIB brasileiro, há uma grande preocupação do setor cooperativista quanto às deficiências estruturais existentes no Paraná e no Brasil, principalmente pela alta demanda por investimentos em portos, ferrovias, rodovias, estradas rurais, etc”, enfatizou.

“Os custos exorbitantes de pedágio também têm penalizado a nossa competitividade. Aliado a isso, as dificuldades inerentes à volta da inflação e ao baixo crescimento do país neste ano, estão exigindo cautela no planejamento para 2015 e ações que possam manter e ampliar políticas públicas voltadas a apoiar o trabalho das nossas cooperativas”, completou.