Portal do Agronegócio

14/02/2012
Plantio do milho safrinha acontece simultâneo a colheita da soja

Plantio do milho safrinha acontece simultâneo a colheita da soja
Com aproximadamente 45% da soja já colhida, os agricultores da área de atuação da Copacol estão plantando o milho safrinha simultaneamente.

Devido a estiagem, o Departamento Técnico da Cooperativa, orienta os agricultores a não realizarem o plantio, uma vez que com a falta de umidade no solo pode ocorrer uma emergência desuniforme de plantas. Com o forte calor pode ocorrer morte dessas plantas.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Jocimar Bortoluzzi, supervisor de Departamento Técnico da Unidade de Cafelândia, para o produtor que deseja realizar o plantio a orientação é para que esse realize o tratamento da semente que possibilitará o controle de percevejo e se necessário fazer uma complementação após a emergência da cultura.

Outra recomendação do Detec, segundo Jocimar, é em relação a regulagem da plantadeira, que bem regulada possibilita uma distribuição uniforme de fertilizantes e uma população adequada para cada tipo de hibrido de Milho.

“E Para os produtores que já realizaram o plantio e a planta já emergiu, recomendamos um acompanhamento da área, pois temos uma pressão muito grande de percevejos a campo e em algumas áreas o ataque da lagarta do milho, mesmo com a tecnologia resistente”, explica o engenheiro agrônomo.