Portal do Agronegócio

21/03/2012
Bons motivos para comemorar

Bons motivos para comemorar
A piscicultura brasileira apresenta excelentes resultados. Só para ter uma ideia deste crescimento, no estado do Paraná a produção de pescado cresceu 39% nos últimos três anos, o que representa um acréscimo de cerca de 10 mil toneladas.

De acordo com o Boletim Estatístico do Ministério da Pesca e Aquicultura, o Estado registrou um volume de 25,8 mil toneladas produzidas em 2008. Em 2011, o número saltou para 35,8 mil toneladas.

Os dados foram divulgados pela Emater na terça-feira (20), data em que se comemora o Dia da Aquicultura no Brasil, em alusão à data em que ocorreu a cessão dos primeiros títulos de uso de águas da União para a criação de pescado.

Em 20 de março de 2008, famílias de pescadores artesanais da região do Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu, passaram a exercer legalmente o direito de explorar a aquicultura.

Também foi em 2008 que a Copacol colocou em operação, o Abatedouro de Peixes, instalado no município de Nova Aurora, o que certamente contribuiu com as estatísticas que apontam forte crescimento no setor.

Das duas toneladas de abate no início das atividades, hoje a Cooperativa abate 26 toneladas, e se destaca na atividade pela qualidade na industrialização, mas acima de tudo pelo sistema integrado com o produtor.

Devido ao crescimento da atividade, a Cooperativa projeta a ampliação da atividade com mais investimentos e aumento na capacidade de abate para 40 toneladas por dia até 2015.