Portal do Agronegócio

15/03/2018
Cooperativa reúne instituições financeiras em Curitiba, para apresentar investimentos

Cooperativa reúne instituições financeiras em Curitiba, para apresentar investimentos
A Copacol reuniu representantes de instituições financeiras e empresas parceiras, na noite desta quarta-feira (14/03), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, para celebrar os 55 anos de história e também apresentar os seus resultados e as projeções de novos investimentos.

Sessenta pessoas prestigiaram o evento, entre o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti, que, convidados a falar na abertura, ressaltaram a importância da Copacol para o desenvolvimento econômico e social da sua região de atuação.


Segundo o presidente da Copacol, Valter Pitol, que fez a apresentação dos números da Cooperativa o evento foi uma forma de expressar o agradecimento da cooperativa às ações realizadas em conjunto com as instituições financeiras.

“Neste momento em que estamos comemorando 55 anos, queremos agradecer a participação desses agentes financeiros no sucesso das cooperativas. Necessitamos ter acesso a recursos que possibilitem desenvolver um bom trabalho, atender adequadamente os nossos cooperados, ampliar os processos industriais e, com isso, aumentar o nível de emprego, trazendo para toda a região da Copacol o equilíbrio econômico e oportunidades a toda sociedade. E os agentes financeiros contribuem conosco ao viabilizar o empréstimo desses recursos para atender as necessidades da cooperativa, nos ajudando a crescer”, afirmou Pitol.

Pitol também destacou os avanços obtidos nessas cinco décadas e meia de existência da Copacol. “Nós contabilizamos uma evolução muito grande, não só na cooperativa como, também, na capacidade de proporcionar ao cooperado segurança no trabalho que ele desenvolve na propriedade, seja em grãos ou nas demais atividades de diversificação. Nossos associados também avançaram muito no emprego de tecnologias que trouxeram, consequentemente, resultados na produção, produtividade e resultado econômico. Nesse tempo, também houve uma evolução muito grande na capacidade de gestão da cooperativa e na profissionalização dos nossos colaboradores. Outro ponto que destacamos são os investimentos que a Copacol realiza para poder atender da melhor forma possível os associados. Podemos ainda ressaltar que a cooperativa sempre teve resultados positivos, fazendo com que o próprio cooperado possa participar desses resultados, no final do ano e em assembleia. Também, a forte presença dos agentes financeiros, entendendo todo o trabalho realizado pela cooperativa e a necessidade de termos recursos suficientes para fazer o melhor para as nossas atividades e atender os cooperados”, pontuou Pitol.

O presidente também falou sobre as projeções da Cooperativa para os próximos anos. “Nosso plano para o futuro mais imediato é aumentar a capacidade de abate da Unitá localizada em Ubiratã, passando de 180 para 380 mil frangos por dia. Estamos na fase de investimento e no final do ano devemos começar a ampliar o abate. Também estamos investindo em nossa estrutura para alcançar a autossuficiência na produção de ovos e pintainhos. No quadro de associados, o investimento é em tecnologia e produtividade. E em relação aos funcionários, estamos capacitando o quadro para alcançarmos o melhor gerenciamento da cooperativa, para trazer resultado, segurança e a tranquilidade ao nosso produtor associado”, acrescentou Pitol.