Portal do Agronegócio

21/01/2019
Agricultura vive período de colheita da soja e semeadura do milho safrinha

Agricultura vive período de colheita da soja e semeadura do milho safrinha
O setor agrícola da região vive momento de colheita da soja e simultaneamente de semeadura da cultura do milho safrinha. Para o milho que está sendo semeado agora a expectativa é de uma grande produção na região da Cooperativa devido a semeadura estar sendo antecipada e com isso a cultura pode explorar o seu maior teto produtivo.

Devido à estiagem registrada no mês de dezembro, em algumas áreas, a colheita da soja, teve início na semana entre o Natal e o ano novo e já no início do mês de janeiro com mais intensidade, o que possibilitou os produtores iniciarem a semeadura do milho safrinha na região.

Nessas áreas a cultura do milho se apresenta em boas condições e, é neste período que o produtor deve ficar atento com relação a pragas, como a lagarta e o percevejo. Além das pragas outra atenção que se deve ter com relação a cultura, e o manejo de plantas daninhas para evitar a mato competição.

Já com relação a soja, o engenheiro agrônomo, Edenilson Gonçalves, diz que mesmo estando em período de colheita, nas áreas onde a soja foi semeada mais tarde, o cooperado deve ficar alerta com relação ao controle de percevejos e à ferrugem asiática, uma vez que tanto a doença como a praga podem migrar das áreas já colhidas para as que ainda estão em fase de maturação, ou seja em fase final de ciclo.

Até este domingo dia 20, a Copacol havia registrado um recebimento de mais de 2,5 milhões de sacas de soja, nas áreas que já foram colhidas até o momento, a Cooperativa registra uma queda de produção entre 30% e 35% com relação a expectativa no início da safra.