Portal do Agronegócio

02/09/2019
Deputado Micheletto destaca a importância do PR livre da Aftosa

Deputado Micheletto destaca a importância do PR livre da Aftosa
Na última quarta-feira (28), a Assembleia Legislativa realizou Audiência Pública Paraná Livre de Aftosa Sem Vacinação

Na ocasião o deputado estadual Marcel Micheletto (PL), afirmou que o momento é histórico pois o Estado segue a passos largos na para conseguir por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a declaração do estado livre de febre aftosa sem vacinação.

“Na condição de um filho que honra a história do seu pai, eu jamais vou fugir das minhas origens. Hoje estamos demostrando a nossa vocação e acima de tudo a competência do agronegócio paranaense. Esse sim é o Paraná, o Brasil que dá certo, formado por homens e mulheres valentes. E chegado o momento para celebrarmos essa conquista e consequentemente agregarmos ainda mais a nossa economia e o nosso estado está sendo exemplo para o Brasil.

A última campanha de vacinação do rebanho bovino e bubalino foi em maio deste ano. Caso o Paraná passe à nova categoria, a próxima campanha, prevista para novembro, pode nem ocorrer. O argumento é que os produtores vacinam seus rebanhos sem necessidade, já que o vírus da aftosa está erradicado no Estado. O último foco de febre aftosa foi em 2006. Desde então, não houve mais registros de circulação viral no território paranaense.

A estimativa é de que a medida de elevar o Estado ao status de área livre de aftosa gere aos produtores paranaenses uma economia de cerca de R$ 30 milhões gastos na vacinação. Além disso, a chancela concedida pela OIE possibilita ao Estado ampliar o comércio mundial de carnes, acessando mercados que têm restrições ao rebanho vacinado. Por fim, outro benefício destacado é separação do Paraná do bloco formado por 25 estados também considerados como área livre com vacinação. A medida visa proteger o Estado, fazendo com que ele não seja prejudicado caso, em uma eventualidade, focos da doença apareçam em outras localidades.