Portal do Agronegócio

20/02/2020
Copacol contribui com o crescimento da produção de pescado no Paraná

Copacol contribui com o crescimento da produção de pescado no Paraná
A Copacol que há mais de dez anos atua na piscicultura de forma integrada com o seu cooperado, com abate de 140 mil cabeças de tilápia ao dia na indústria de peixes na cidade de Nova Aurora, tem contribuído significativamente com o crescimento da produção de pescado no Estado do Paraná.

O Estado paranaense teve um crescimento superior à média nacional na produção de pescados de cultivo em 2019 e consolidou ainda mais a liderança nesse setor.

Enquanto no Brasil o aumento foi de 4,9%, o do Paraná alcançou 18,7%, com 154.200 toneladas produzidas.

Em 2018, o Estado já liderava a produção, com 129.900 toneladas. Agora, ficou mais dilatada a diferença para os seguidores mais próximos.

O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR) e divulgado esta semana.

“Essa é uma atividade bem acolhida por cooperativas do Estado como a Copacol no Oeste do Paraná. Os investimentos na agroindústria e na infraestrutura de comercialização e logística deram segurança para os produtores”, afirmou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Para ele, o pescado deve adquirir cada vez mais importância como fonte de proteína, com presença forte no mercado internacional.

COPACOL

Com o maior volume de abate de tilápias da América do Sul, com 140 mil cabeças abatidas por dia, a Cooperativa vem contribuindo para estes índices na região Oeste do Paraná, principalmente em Nova Aurora, que foi reconhecida como a Capital Nacional da Tilápia.

Para o prefeito de Nova Aurora, Pedro Leandro Neto, o município ser reconhecido significa desenvolvimento, geração de emprego e renda.

“Somos privilegiados por ter uma unidade industrial de peixe com maior abate da America do Sul e produtores que possuem grandes áreas em lâmina d’água. Esses são fatores que agregam para o desenvolvimento do município, porque gera a diversificação das propriedades, emprego e renda”, destaca o prefeito.