Portal do Agronegócio

29/07/2011
Investimento garante qualidade no tratamento de sementes

Investimento garante qualidade no tratamento de sementes
Os associados da Copacol passam a contar agora com o que existe de mais moderno em tratamento de sementes. Trata-se de uma máquina, adquirida em parceria com a Bayer, que irá atender as necessidades técnicas no segmento, oferecendo aos associados sementes com qualidade reconhecida e protegidas com inseticidas, fungicidas e CoMo (Cobalto e Molibdênio). A entrega aconteceu na quarta-feira, 27, na Unidade de Beneficiamento de Sementes da Copacol, em Cafelândia.
Na safra 2010/2011, o tratamento de sementes industrial completo (inseticida + fungincida + CoMo), realizado pela Copacol chegou a 62% do total das sementes da soja comercializadas e a recomendação do Departamento Técnico foi seguida em 80% dessa comercialização.
Segundo o assessor técnico da Copacol, Ramiro Criveletto, pelo fato do plantio ser a principal operação de uma cultura, não podem ocorrer erros, pois influencia diretamente no potencial produtivo da cultura. “Quando a semente é de qualidade e de procedência, o produtor está no caminho certo para obter uma excelente produtividade. Existem diferenças entre os equipamentos de tratamento e a central que foi inaugurada na Copacol, o novo equipamento nós dá a segurança que toda a semente estará revestida com a mesma quantidade de produto, oferecendo comodidade ao produtor que simplesmente irá abrir a sacaria e realizar o plantio”, destacou.
O diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, participou junto com os associados da inauguração na nova central de tratamento de sementes industrial, destacando a importância de mais essa aquisição. “O tratamento de semente é de grande importância para os agricultores, potencializando a capacidade produtiva. Essa aquisição é um avanço significativo em benefício dos associados”, destacou Pitol.
Durante a solenidade de entrega do equipamento, foi realizada uma palestra com o coordenador de TSI (Tratamento de Sementes Industriais) da Bayer, Siegfrid Baumann, que repassou aos associados a importância da operação. De acordo com o palestrante, a Copacol foi pioneira no Paraná na aquisição da máquina. O Departamento Técnico estará programando a visita dos produtores para conhecer as novas instalações de Unidade de Tratamento de Sementes.