Portal do Agronegócio

15/01/2021
Dia de Campo Copacol destaca qualidade de solo e uso de produtos biológicos

 Dia de Campo Copacol destaca qualidade de solo e uso de produtos biológicos
As alternativas do sistema de produção para melhoria da qualidade do solo e o uso de produtos biológicos para o aumento da produtividade estiveram em destaque na 30ª edição do Dia de Campo de Verão da Copacol.

O evento ganhou a versão digital devido a pandemia do Coronavírus, com transmissão pelo Canal do Youtube da Cooperativa para compartilhar os trabalhos desenvolvidos pelo CPA (Centro de Pesquisas Agrícolas), onde no ano de 2020 foram desenvolvidos 92 projetos de pesquisa.

Por meio do Propósito Estratégico RG Copacol, a Cooperativa busca tornar as atividades cada vez mais eficientes. O Dia de Campo é uma das estratégias importantes para levar conhecimento sobre manejo do solo e das culturas. A meta da Cooperativa é atingir uma média de 460 sacas de grãos por alqueire até 2023. Para atingir esse objetivo, a Copacol conta com o Projeto Excelência Produtividade 460, que reconhece os maiores índices na área de atuação. “Do trabalho no campo é que temos a matéria-prima para as integrações. Já progredimos muito, aumentando nossa capacidade de produção: resultado do investimento feito em pesquisa, práticas de manejo e conhecimento aplicado nas propriedades. A Copacol está sempre em busca das novidades que possam melhorar o desempenho no campo. Temos a missão de sermos excelência em alimentos”, afirma o diretor presidente da Copacol, Valter Pitol.

Os cooperados conheceram 18 cultivares de soja cultivadas no CPA, os desempenhos produtivos, regiões de adaptação e as recomendações gerais para as semeaduras. Ensaios de longa duração mantidos no CPA, em parceria da Copacol com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), foram utilizados para exemplificar sistemas de melhoria da qualidade do solo. “Nosso objetivo com o Dia de Campo é levar conhecimento aos nossos cooperados para dar suporte no aumento de produtividade nos próximos anos, garantindo rentabilidade nos negócios e sustentabilidade do nosso sistema de produção”, afirma o gerente técnico da Copacol, Tiago Madalosso.

APRESENTAÇÕES
O pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi, doutor em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participou do Dia de Campo e destacou a parceria mantida com a Copacol, que busca aumentar a intensidade do uso do solo de maneira sustentável, aproveitando oportunidades no sistema de produção. “Temos a predominância em nossa região do milho segunda safra seguido pela soja no verão. Com esse sistema, podemos realizar duas culturas em um ano agrícola. No entanto, com encurtamento dos ciclos de cultivares de soja e híbridos de milho tivemos uma janela sem culturas vivas, que pode chegar a três meses. Se não tivermos a ocupação por plantas, podemos enfrentar problemas, como daninhas de difícil controle, bem como a erosão”, explica Debiasi.
Diante disso, as alternativas mais comuns em nossa região são o consórcio do milho com Brachiaria ruziziensis e o cultivo solteiro de plantas, como o trigo e as aveias (branca e preta), após o milho.

Outro participante do evento foi o doutor em Agronomia, pesquisador da Embrapa Soja, Marco Antônio Nogueira, que realizou ao vivo uma apresentação sobre o uso de produtos biológicos para o aumento da produtividade, com interação entre os cooperados. “O uso de insumos biológicos na cultura da soja é bastante comum no Brasil. Os inoculantes vem para suprir o nitrogênio e estimular uma produção com qualidade. É um meio que traz em sua matriz células vivas, por isso, há cuidados necessários para que as bactérias tragam os benefícios desejados. É preciso dar condições para que ela atue nos cultivos”, defende Nogueira.

YOUTUBE COPACOL
Quem quiser rever a apresentação, pode acessar o Canal Oficial da Copacol no Youtube, ou acessar o Dia de Campo por este link: www.youtube.com/watch?v=RsE2W6hRF1k&feature=youtu.be