Portal do Agronegócio

06/04/2021
Mário Vicente Juk é o destaque do mês na piscicultura

Mário Vicente Juk é o destaque do mês na piscicultura
Entre todos os piscicultores que entregaram peixes à Copacol no mês de março, alguns se destacaram com os melhores resultados obtidos no período.

No índice conversão alimentar o cooperado, Mário Vicente Juk de Cafelândia foi o destaque com 1,247 Kg. Além dele, o produtor José Oenning Neto de Nova Aurora, com 1,385 Kg e Marcos Vander Sassi, de Nova Aurora, com 1,407 Kg.

Para o produtor, o bom resultado está diretamente atrelado ao cumprimento das orientações técnicas. Ele que conta coma ajuda da esposa, Lucila e do filho Dimas, realiza os manejos conforme as orientações que recebe da equipe técnica. “Além disso, a Cooperativa nos fornece um alevino e ração de boa qualidade, o que também reflete nos resultados”, ressalta.

Na pequena área de 3,5 alqueires, a diversificação faz a diferença. A piscicultura complementa a renda da família, que somada às atividades de leite, aves e grãos, todas em parceria com a Copacol, faz com que possa se manter no campo com a família.

“Se não fosse a Copacol com as oportunidades de diversificação, eu não sei o que seria de nós, pequenos produtores. Não seria viável trabalhar só com a monocultura e com a Copacol temos outras opções”, diz.

Ele diz que apesar dos desafios, a atividade piscícola, exige um manejo mais acessível, embeleza a propriedade e acima gera renda, e isso se torna mais prazeroso, ainda mais quando se alcança um bom resultado.

Já no índice crescimento diário, ficaram os piscicultores: Maurício Luiz Kosinski, de Goioerê, com 3,74 g, Agnaldo Hinselmann, de Nova Aurora, com 3,66 g e José Oenning Neto, de Nova Aurora, com 3,59 g.

Em rendimento de filé, o destaque ficou para os produtores: Ademir Effting e outro do município de Cafelândia, com 37,24 %, Agnaldo Hinselmann, de Cafelândia, com 37,06 % e Miguel Clemente Cafelândia, também com 37,06 %.