Portal do Agronegócio

05/05/2022
CooperJovem apresenta nova metodologia para o ensino fundamental

CooperJovem apresenta nova metodologia para o ensino fundamental
O CooperJogo é a nova metodologia aplicada nas escolas municipais a partir do segundo semestre deste ano. A atividade substitui o PEC (Projeto Educacional Cooperativo), mas mantém o foco: trabalhar os conceitos do cooperativismo com crianças.

Os profissionais da educação deverão aplicar atividades práticas e dinâmicas de jogos em grupo, utilizando novos métodos de ensino. “O CooperJogo vem com uma proposta mais atraente, para chamar a atenção desta geração que está sempre conectada com o mundo da internet e, assim, despertar o espírito cooperativista dos nossos alunos”, explica a coordenadora dos Projetos Sociais do Cooperativismo da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes.

A Cultura de Cooperação é um módulo que já faz parte da Copacol. Com o apoio da Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), a Copacol está sempre investindo em projetos que envolvem filhos e filhas de cooperados. O CooperJovem colhe os frutos deste investimento, que é aplicado desde muito cedo. “Os professores notam a real mudança no comportamento e no desenvolvimento dessas crianças. Elas saem da escola com essa visão de valorizar o trabalho cooperativista”, complementa a coordenadora.

O conteúdo faz parte da Base Nacional Comum Curricular, que foi proposta em 2020. Neste ano, professores envolvidos nas atividades participarão de capacitações para que o CooperJogo seja implantado nas escolas do ensino fundamental. A preparação destes profissionais contribui diretamente na formação humana e social das crianças e adolescentes das escolas de Nova Aurora, Formosa do Oeste, Goioerê e Iracema do Oeste: cidades onde será aplicada a metodologia do CooperJovem. “ Essa é uma nova metodologia que será aplicada em seis módulos e se baseiam em três pilares: Educação Empreendedora, Educação Ambiental e Educação financeira.”, explica a mestre em educação e instrutora de capacitação, Regiane Novelo,

Antes de ser aplicada em sala de aula, os professores terão a oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos programados para serem executados a partir do segundo semestre. “Essa nova geração está muito conectada nas redes sociais. Para acompanhar esse novo ritmo, atualizamos o conteúdo incluindo os jogos na aprendizagem, sem deixar de lado os projetos e outras metodologias ativas baseadas no pilar central do programa que é a educação cooperativista”, explica Novelo.

O lançamento das atividades práticas aos diretores e secretários de Educação será na próxima segunda feira, 9 de maio, na Aercol, em Nova Aurora.