Portal do Agronegócio

19/08/2022
Comitê Educativo participa de treinamento sobre Eneagrama

Comitê Educativo participa de treinamento sobre Eneagrama
Os membros do Comitê Educativo se reuniram nesta semana para o último módulo do treinamento de eneagrama, realizado pela Copacol em parceria com o Sescoop/Pr (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). Em três encontros, a capacitação ensinou aos cooperados ferramentas para entendimento do comportamento humano.

De acordo com os instrutores do treinamento, Denise Benetti Steilmann e Eliomar Steilmann, os participantes encerram o treinamento sendo experts no entendimento de como as pessoas funcionam e de que maneira as ações do dia a dia podem melhorar relacionamentos e ações. “Eles desempenham um papel de liderança na propriedade. Entender sobre pessoas faz com que sejam assertivos na questão de relacionamento e saibam o que motiva e desmotiva, respeitando as individualidades de cada um”, destaca Eliomar.

Durante todos os encontros foram trabalhadas e ensinadas ferramentas importantes para os integrantes do Comitê. “Falamos sobre o Eneagrama das Emoções, onde eles entenderam sobre como as emoções afetam eles e de que forma isso influencia as pessoas ao redor e de que maneiras eles são influenciados”, conta. Neste último módulo foi ensinada a Metodologia DISC, que classifica o comportamento das pessoas em quatro tipos: dominância (D), influência (I), estabilidade (S) e conformidade (C). “Todos saem daqui preparados e sabendo de que forma funcionam as relações humanas e de que maneira eles podem agir no dia a dia para tudo fluir bem”.

Para o cooperado de Cafelândia, Roberto Cristo, o curso e os ensinamentos vieram somente para agregar. “O treinamento é bem interessante porque mostra as dificuldades que temos no dia a dia e quais as ferramentas podemos usar para nos desenvolvermos. É interessante porque podemos aplicar em todas as nossas relações”, diz. Ele ainda destaca que já aplica os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. “Antes do treinamento eu tinha uma maneira de pensar e hoje meu comportamento é diferente”.

A assessora de Cooperativismo, Elizete Dal Molin, explica que este é um investimento da Copacol que vem para agregar na vida cotidiana dos cooperados. “É uma ferramenta importante que nós estamos disponibilizando através deste treinamento aos nossos membros, como uma forma de desenvolvimento pessoal, um guia para que as pessoas possam utilizar da identificação de personalidade para orientação do processo de desenvolvimento, ressaltando pontos fortes a melhorar”, explica.