Portal do Agronegócio

19/08/2022
Pais e alunos conhecem a nova prática do Cooperjovem

Pais e alunos conhecem a nova prática do Cooperjovem
O Cooperjogo é a nova metodologia aplicada nas escolas municipais e substitui o PEC (Projeto Educacional Cooperativo). O foco continua o mesmo: ensinar os conceitos do cooperativismo por meio dos profissionais da educação que aplicarão as atividades em grupo. Além dos pilares sobre a educação Empreendedora, Ambiental e Financeira, o programa busca aproximar as famílias das ações escolares, por isso a Copacol realizou um ciclo de encontros com a participação da família para apresentar o novo conceito e integra-la ao convívio escolar.

“O Cooperjogo vem com uma proposta mais atraente para chamar a atenção desta geração que está cada vez mais conectada e despertar o espírito cooperativista nos nossos alunos. Além disso, a participação dos pais neste contexto é importante para agregar no aprendizado dos alunos, já que os temas fazem parte do dia a dia de todos”, explica a coordenadora dos Projetos Sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes.

O projeto tem o apoio da Sescoop-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e todo o conteúdo faz parte da Base Nacional Comum Curricular, proposta em 2020. Neste ano, todos os profissionais envolvidos nas atividades passaram por capacitações e encontros de integração, em todas as cidades de aplicabilidade do programa: Nova Aurora, Formosa do Oeste, Goioerê e Iracema do Oeste.

Para esta nova etapa do projeto, serão atendidas 15 escolas municipais, envolvendo 470 alunos dos quintos anos do ensino fundamental. Para a secretária de Educação e Cultura de Nova Aurora, Gevaine Débora Brustolin Lima, a expectativa para a aplicação desta nova metodologia é grande e vai agregar ainda mais à educação do município.

“A Copacol sempre foi nossa parceira em vários projetos, e isso contribui muito para que possamos oferecer uma educação de qualidade e de eficiência para as crianças e adolescentes do nosso município. O Cooperjovem traz a cooperação para dentro das escolas e isso agrega na formação dos alunos”, comenta a secretária.