Portal do Agronegócio

04/08/2011
Zoneamento da soja é antecipado para setembro no Paraná

Zoneamento da soja é antecipado para setembro no Paraná
O zoneamento agroclimático para plantio da soja safra 2011/12 foi antecipado no Paraná. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou a decisão na sexta-feira, dia 29, com a publicação da portaria n° 275, com as novas datas.

De acordo com o zoneamento anterior, os produtores da região Oeste do Paraná poderiam plantar as lavouras a partir do dia 1° de outubro. Já nesta safra, a semeadura poderá ser realizada a partir do dia 21 de setembro.

O zoneamento mudou, mas o plantio deve ser seguido de acordo com cada cultivar escolhido, com o tipo de solo e área de atuação do produtor. Nos municípios da área de atuação da Copacol, grande parte dos produtores poderá antecipar o plantio da soja, o que permite em seguida, plantar o milho safrinha até o final do mês de fevereiro, melhor época para o plantio dessa lavoura.

Os municípios que sofreram a antecipação do zoneamento podem ser consultados no Detec da Copacol.

De acordo com o assessor técnico da Copacol, Ramiro Criveletto, a recomendação em caso de dúvidas, é que os produtores procurem os profissionais do Departamento Técnico da Copacol. “Antes de plantar, o produtor deve analisar minuciosamente cada cultivar, pois a antecipação de plantio para muitos cultivares não é permitida, isso afetaria o desenvolvimento vegetativo bem como a produtividade. A antecipação do zoneamento vai beneficiar o escalonamento de plantio e a possibilidade de implantação da safrinha de milho num período mais favorável, mas se faz necessário analisar todos os fatores, inclusive possíveis perdas no potencial produtivo”, explicou Ramiro.

No Paraná, a expectativa é que a safra 2011/12 ocupe uma área de 4,5 milhões de hectares. Na área de atuação da Copacol, o plantio deve atingir 115 mil hectares.