Portal do Agronegócio

15/05/2024
Copacol participa do 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo

Copacol participa do 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo
A Copacol está presente no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em Brasília, pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). A edição de 2024 comemora os 55 anos da entidade e propõe o desafio de planejar e construir, juntos, o futuro que queremos para o cooperativismo brasileiro. O setor espera atingir R$ 1 trilhão até 2027: meta estipulada no desafio BRC 1 Tri. “Estamos representando a Copacol neste evento que reúne cooperativistas de todo o Brasil. É um momento desafiador e demonstrar a nossa força é fundamental para defendermos as necessidades do setor, que tem importante influência nos âmbitos ambiental, social e econômico da nossa região”, afirma Silvério Constantino, diretor-secretário da Copacol, que está no evento em Brasília.

Temas centralizadores estão no alvo do evento: Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação, Negócios e Representação. Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, prestou solidariedade ao Rio Grande do Sul, que enfrenta enchentes e dificuldades devido às mudanças climáticas.

Alexandre Nunes, coordenador do Comitê Jovem da Copacol e do Comitê Estadual de Lideranças Jovens do Cooperativismo Paranaense, também está entre os participantes do Congresso da OCB. Ele representa a Geração C, que é o comitê jovem do cooperativismo do Paraná. “É uma oportunidade para trocar experiências com as lideranças jovens de cooperativas de todo o Brasil e de trazer muito conhecimento e informação para a nossa cooperativa. Estou muito feliz em participar”.

AGENDA COOPERATIVISTA
Lançada no Congresso, a Agenda Institucional do Cooperativismo 2024 reúne as pautas prioritárias do movimento: tratamento tributário adequado ao ato cooperativo na regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/2024 e PLP 58/2024) em tramitação no Congresso Nacional, além de propostas para a ampliação da participação das cooperativas no mercado de seguros (PL 519/18); para garantir maior segurança jurídica para as cooperativas que participam de processos de licitação; para o aumento de volume de recursos do Crédito Rural; e para a valorização das cooperativas de infraestrutura na política de conectividade no campo (PL 1.303/22). "O cooperativismo é agregador. Gera prosperidade e bem-estar. Nossa agenda institucional pede para o Executivo e o Legislativo uma atenção para que o adequado tratamento tributário seja regulamentado de uma vez por todas na Reforma Tributária. Dentre outras, essa é nossa maior prioridade. Queremos construir um futuro que depende de alinhamentos importantes para cumprir nossos propósitos", destaca o presidente Márcio.

Fonte: Copacol, com OCB e Ocepar.