Portal do Agronegócio

19/07/2012
Encontro discute sanidade e rastreabilidade na suinocultura

Encontro discute sanidade e rastreabilidade na suinocultura
Duas reuniões realizadas nesta quarta-feira (18), em Nova Aurora e Cafelândia respectivamente, abordaram a rastreabilidade na suinocultura e as questões de sanidade e certificação da carne.

Ambas as reuniões contaram com a participação dos suinocultores integrados à Cooperativa, que tiveram a oportunidade de acompanhar palestras sobre o tema. A médica veterinária, Roberta Zuge, discorreu sobre o assunto.

Segundo ela, está sendo realizado um projeto piloto com alguns produtores da Copacol com intuito de fazer com que esses possam se adequar a nova realidade, o que vai permitir mais qualidade a produção.

A veterinária disse que o trabalho de rastreabilidade e certificação consiste de um projeto coordenado pela médica veterinária, Carmem Neuza Cortada, intitulado de Elaboração, Implantação e Validação de Norma de Produção Integrada Para a Carne Suína.

No momento esse projeto está sendo trabalhado nas Cooperativas que são sócias da Frimesa, a qual a Copacol é uma das fornecedoras da matéria-prima para a produção da Central e diante disso através de um convênio do Mapa/CNPq, o projeto está sendo fomentado e trabalhado junto aos produtores dessas Cooperativas.

Roberta disse que rastreabilidade é todo o histórico da vida do animal, desde o nascimento até o abate, o que garante a qualidade e a sanidade do produto.

O produtor que se adequar, terá um diferencial, ou seja, terá um selo de padrão de qualidade, uma vez que será criado um selo de certificação que identificará o produto nas gôndolas dos supermercados.