Portal do Agronegócio

28/08/2012
Projeto de Rastreabilidade de Suínos em prática

Projeto de Rastreabilidade de Suínos em prática
Em parceria com a Cooperativa Central Frimesa a Copacol está desenvolvendo o projeto de “Rastreabilidade de Suínos”. O plano consiste no controle de toda cadeia produtiva, desde o sêmem, matrizes, manejo e a industrialização sendo que o principal objetivo é fazer com que a carne comercializada através da Frimesa tenha um selo de qualidade.

Um piloto já está sendo realizado na UPL de Formosa do Oeste (Unidade de Produção de Leitões) e em duas propriedades, mas logo estarão implantando o projeto em toda a integração.

De acordo com o médico veterinário da integração de suínos, Valdecir Mauerwerk, vai existir uma melhora no controle das granjas dos associados.

“Haverá um controle interno um pouco maior do que existe hoje, com registros comprovando todo histórico do animal”, explicou Valdecir.

Segundo a veterinária Roberta Zuge, da Consultora Ceres, que irá analisar a certificação dos produtos, serão implantados os requisitos de qualidade de produção visando o processo de certificação da carne suína produzida pelos integrados.

Este projeto de acordo com ela consiste em sustentabilidade ambiental e social, garantia de sanidade, qualidade do produto, bem-estar animal além da rastreabilidade.