Portal do Agronegócio

06/09/2012
Copacol e Cobb realizam reunião com integrados na produção de ovos

Copacol e Cobb realizam reunião com integrados na produção de ovos
Na última semana a Copacol realizou a reunião anual com os integrados na produção de ovos férteis da Cooperativa. Esteve presente no evento o diretor presidente da Copacol Valter Pitol, o diretor secretario Silvério Constantino e a equipe técnica da área de matrizeiros e incubatório.

Neste ano a Cooperativa convidou o assistente técnico da COBB Cassiano Marcos Bevilaqua, para apresentar os trabalhos genéticos realizados pela empresa, abordando como tema principal o desenvolvimento genético da cadeia do frango de corte, bem como a árvore genealógica do mesmo, ou seja, do pedigree até o frango de corte.

Essa evolução Genética se inicia com as Aves Pedigree que irão produzir as Bisavós, que produzem as Avós e depois as Matrizes que são as mães do frango de corte.

“Os principais pontos de trabalho da seleção genética visam obter a melhora contínua do frango de corte em conversão alimentar, ganho de peso diário e rendimento de carcaça” explicou Cassiano.

Após a apresentação do assistente técnico da COBB, o supervisor de matrizeiros e incubatório da Copacol Francismar Perandré, apresentou os principais resultados zootécnicos da área. De acordo com o supervisor, o frango brasileiro está entre os melhores do mundo, graças à evolução do manejo, da nutrição e da biosseguridade das granjas. Os dados das empresas brasileiras são prova disto e muitas delas apresentam resultados superiores aos americanos, latino-americanos e europeus.

Segundo Francismar a cada ano a Copacol está conquistando melhores resultados, fruto da seleção genética, melhoria nos processos de recria e produção das matrizes, investimentos nas instalações e treinamento das equipes.

Falando sobre biosseguridade Perandré afirma que a Cooperativa toma todas as ações necessárias para garantir o status sanitário que consequentemente garante uma qualidade do pintainho do frango de corte.

Ele ainda destaca que hoje 100% das granjas de recria e de produção de ovos férteis da Copacol, encontram-se registradas junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), órgão este que fiscaliza e monitora o status sanitário dos lotes de matrizes.