Portal do Agronegócio

23/09/2011
Cooperjovem cria nova Cooperativa

Cooperjovem cria nova Cooperativa
Os alunos da Escola Municipal Theofânio Agapito Maltezo, de Cafelândia que participam do Programa Cooperjovem promovido pela Copacol em parceria com o Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná), criaram no dia 21 de setembro, a Cooperativa do Afeto.

Com a participação de 110 estudantes divididos em dois turnos letivos, as crianças fundaram a Cooperativa elegendo a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração e Fiscal, para conduzirem as atividades do grupo até o final do ano. O foco principal do grupo será a promoção de ações que visam uma melhor cooperação e integração entre os participantes e os alunos da escola, com projetos que serão promovidos durante o ano.

A Copacol, que trabalha há mais de seis anos com o programa, vem repassando técnicas educativas com base nos princípios cooperativistas, disseminando a filosofia entre os alunos.

Segundo a secretária de educação e cultura de Cafelândia, Rozane Maria Dal Molin Pitol, a maioria das crianças são filhos de associados ou colaboradores da Copacol, tendo um pouco de experiência sobre o cooperativismo devido ao convívio com os pais. “O Cooperjovem vem somar com a formação das crianças, incentivando desde cedo a ajudar ao próximo, compartilhar e serem mais solidarias através de atividades desenvolvidas pelo programa”, destaca Rozane.

Os alunos Antônio Carlos Guedes Neto, que estuda no período da manhã e Ágata Luiza Orizão, do período da tarde foram eleitos como presidentes da Cooperativa do Afeto.