Portal do Agronegócio

24/12/2012
Clima favorável e investimentos em fertilidade favorecem o desempenho da soja a campo

Clima favorável e investimentos em fertilidade favorecem o desempenho da soja a campo
A boa condição climática tem contribuído com o bom desempenho das culturas que estão a campo, em especial a soja e o milho.

Em se tratando da soja com área plantada de 120 mil hectares, a Copacol investe no o Projeto 160/2015, que busca o aumento da produtividade para 160 sacas por alqueire até o ano de 2015.

A boa correção do solo, cultivares adequadas, época adequada de plantio e manejos corretos de plantas daninhas, pragas e doenças, o uso correto das novas tecnologias, o suporte técnico oportunizado pela Cooperativa, também são alguns fatores que contribuem para uma boa produção.

Ao todo, participam do projeto 124 produtores, mas a dedicação do Departamento Técnico é disseminar informações e novas técnicas a todos os associados, através de palestras, reuniões e dias de campo.

Na edição passada mesmo com as adversidades do clima, que culminou em queda de produção, onde a média dos associados foi de 90 sacas por alqueire, as áreas que participaram do projeto superaram a média da região.

Só para se ter uma ideia do sucesso do projeto, mesmo em ano de estiagem, o produtor que ficou em primeiro lugar no projeto, ultrapassou as 200 sacas na área conduzida, onde o grande diferencial foi o investimento em fertilidade do solo, sendo a correção com calcário, utilização de gesso e cama de aviário e a adubação correta que são os fatores principais para elevação da produtividade.

Diante das boas condições do clima e demais fatores, aumenta a expectativa dos produtores e da Cooperativa para uma boa produtividade e consequentemente uma boa rentabilidade.