Portal do Agronegócio

11/01/2013
Trabalho da Estação Experimental se destaca em nível nacional

Trabalho da Estação Experimental se destaca em nível nacional
Trabalho desenvolvido pela Copacol em sua Estação Experimental é destaque em publicação de nível nacional. Através de um estudo desenvolvido pelos engenheiros agrônomos, Fernando Fávero e Tiago Madalosso, que atuam na Estação Experimental, nas safras de 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012, descobriu uma forma de se combater a chamada Soja Louca II, que consiste no acumulo de fotoassimilados nas hastes e folha e não entra em senescência, ou seja, não seca.

A experiência da Copacol foi apresentada no Congresso Brasileiro de Soja realizado na cidade de Cuiabá – MT em junho de 2012 e chamou a atenção de grande produtores de soja do país, bem como de profissionais da imprensa que cobriam o evento.

De acordo com o agrônomo, que é Assessor Técnico da Copacol, é gratificante saber que o trabalho que está sendo desenvolvido pela Cooperativa em relação a soluções para alguns problemas enfrentados pelos produtores de soja, como neste caso, a chamada Soja Louca II, se tornou referência e destaque na mídia nacional.

“Tivemos êxito em nosso estudo e após várias pesquisas descobrimos uma forma de fazer com que esse problema seja resolvido. Diante, disso apresentamos o nosso trabalho no Congresso Nacional sobre a cultura e tivemos o prazer de ter a nossa pesquisa divulgada em revista de circulação nacional”, conta Fernando.

Segundo ele, o estudo e o interesse de veículos de comunicação especializados no agronegócio pela divulgação do material, mostram que os produtores associados à Copacol estão na frente quando se trata das soluções dos problemas da agricultura.

As aplicações destes estudos apresentados no evento já são utilizadas pelos associados da Copacol há três anos. A equipe técnica da Cooperativa recebe a atualização e o alinhamento técnico através da Estação Experimental, todos estes resultados são revertidos em recomendações para os produtores da Copacol.