Portal do Agronegócio

26/02/2013
Cuidados com o manejo do milho

 Cuidados com o manejo do milho
Devido ao alto volume de chuva no período da colheita, acabou sendo atrasada a semeadura do milho, que na região da Cooperativa é esperado para que seja finalizada até o dia 28 de fevereiro. Para o milho que já foi semeado, alguns problemas já estão surgindo, principalmente em relação ao manejo de percevejo.

Segundo o engenheiro agrônomo da Copacol Fernando Fávero, as orientações são para que os produtores fiquem atentos com as lavouras, sendo que se necessário, refaçam as aplicações de inseticida do percevejo “barriga verde” que causa danos na cultura do milho, ocasionando perdas significativas.

“O grande ataque de percevejo está relacionada também a esses dias chuvosos e nublados quando não foi possível fazer as aplicações de inseticida, isso acabou complicando o manejo dessa praga”, explicou o agrônomo.

Outro cuidado que os produtores devem ter está relacionado ao manejo de lagartas. Os agricultores que plantaram a primeira biotecnologia de controle de lagartas em milho, devem monitorar essas áreas e se necessário, fazer a aplicação de inseticida para controle da lagarta spodoptera, pois ao contrário pode haver perdas na produtividade do milho.

“É importante que os agricultores continuem monitorando as lavouras, caso necessário, procurem o departamento técnico. Também pedimos que respeitem a área de refúgio no momento da semeadura, para poder preservar as novas biotecnologias que estão no mercado”, concluiu Fernando.