Teve início no dia 1º de novembro e vai até o próximo dia 30, a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos.
O médico veterinário da Copacol Ricardo Neves, que atua junto as lojas Agropecuárias da Cooperativa destaca que nesta 2ª etapa, devem ser vacinados todos os animais a partir primeiro dia de vida, inclusive fêmeas em gestação.
Ele explica também que o produtor ao adquirir a vacina deve obter a Nota Fiscal de compra e o comprovante de vacinação, levar caixa de isopor com gelo e vacinar o mais rápido possível. “A aplicação é abaixo da pele ou muscular, sendo que a dose é 5 ml, para todos os animais, independentemente da idade. Devem ser vacinados somente bovinos e búfalos, é preciso preencher o comprovante de vacinação por faixa etária relacionando corretamente por idade e sexo dos animais”, destaca o veterinário.
A vacina está disponível em todas as lojas Agropecuárias da Copacol e ao adquiri a vacina o produtor será orientado de como proceder para comprovar a vacinação.
Após o término da campanha, as propriedades que não vacinaram ou não comprovarem a vacinação serão autuadas.