09/02/2012
Produtores se mostram otimistas com a industrialização da soja
Inaugurada recentemente, a Unidade Industrial de soja da Copacol entra em atividade na próxima semana. Com investimento de R$ 80 milhões o novo empreendimento vai gerar 60 empregos diretos em três turnos com capacidade para esmagamento de 1.800 toneladas de soja ao dia.
A Esmagadora de soja vai fomentar a produção de óleo e farelo da soja que as fábricas de rações necessitam, para atender as atividades de avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e piscicultura.
A matéria prima a ser utilizada (soja), já está sendo colhida e os produtores já se mostram otimistas como novo negócio da Cooperativa.
O Associado Batista Torre da Unidade de Jesuítas, disse que com o beneficiamento próprio da soja por parte da Copacol, a expectativa é de que o produtor seja melhor remunerado.
“Eu fiquei muito feliz em ver a diretoria fazer investimento nessa nova Indústria que trás para nós aqui da região uma expectativa muito boa. Nós investimos nessa cultura, somos deste ramo e diante da viabilidade de melhora no preço, a pretendemos até aumentar a área de plantio nos próximos anos”, comenta o produtor.
Já o cooperado, Ademir Malaguti, também de Jesuítas, disse que com o investimento da Cooperativa, todo o quadro de cooperado sai ganhando, uma vez que além fomentar a produção de soja, a industrialização vai possibilitar às fábricas de rações parte da matéria prima e assim as demais atividades e as integrações terão a garantia da alimentação animal, como aves, suínos, bovinos, peixe entre outras.