Portal do Agronegócio

30/07/2019
Piscicultores devem ficar atentos às baixas temperaturas

Piscicultores devem ficar atentos às baixas temperaturas
Os manejos na atividade de piscicultura devem ser realizados conforme as condições do clima. Seja no inverno ou verão, os produtores devem ficar atentos com os cuidados que a atividade exige. Como se vive no momento a estação inverno, período em que os manejos devem acompanhar as condições do clima, a equipe técnica da piscicultura da Copacol, alerta os produtores de como os mesmos devem proceder em dias de frio mais intenso.

O médico veterinário, Nilson Zgoda, em entrevista ao Estação Copacol, programa de rádio da Cooperativa desta terça-feira dia 30, disse que diante das previsões de queda de temperatura prevista para o próximo fim de semana, os produtores devem ficar atentos com relação à alimentação dos peixes.

Segundo ele, nos dias que antecedem e mesmo nos dias de baixas temperaturas, os produtores devem suspender a alimentação, pois agindo assim pode-se evitar mortalidades.

Segundo ele, desde esta terça-feira já se recomenda gradativamente a restrição alimentar dos peixes, haja visto que há uma previsão de queda de temperatura para a próxima sexta-feira dia 02 de agosto. “Recomendamos que na quinta-feira o produtor não forneça ração aos peixes, pois com o estômago cheio ele não fará uma boa digestão e no dia seguinte com o frio mais intenso pode ocorrer mortalidade”, explica Nilson.

Já com relação a qualidade da água, ele disse que é necessário monitorar os parâmetros, principalmente, amônia e nitrito e as demais correções nesse sentido. Nilson frisa que o produtor que tiver dúvida sobre o assunto, deve procurar a equipe técnica que irá repassar as orientações necessárias.